Alerta para chuvas intensas no Amapá durante o final de semana é mantido pelo IEPA
A previsão é de rajadas de vento de 60 a 100 km/h

O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) mantém o alerta para possíveis chuvas fortes em algumas regiões do Estado nesta sexta-feira, 5, e no sábado, 6, com uma possível diminuição de intensidade no domingo, 7. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
São esperadas para hoje, chuvas de intensidade moderada a forte nos municípios de Calçoene, Amapá, Pracuúba, Cutias e Itaubal, com acumulados que variam de 45 mm a 70 mm e trovoadas isoladas em todos os municípios.
Existe, ainda, a possibilidade das chuvas mais intensas chegarem também a Macapá, Santana e Mazagão. No Amapá, como um todo, o volume esperado é de 15 mm a 45 mm.
Estão previstas rajadas de vento de 60 a 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
No sábado as previsões são de chuvas variando de moderada a forte, mas com um aumento dos acumulados para o estado, que podem registrar entre 20 e 70 mm. Nessa data, as chuvas de intensidade muito forte a extrema devem ocorrer sobre os municípios de Amapá, Pracuúba, Tartarugalzinho, Cutias e Itaubal, com acumulados variando entre 70 e 200 mm.
Existe também a possibilidade média das fortes chuvas se estenderem à região metropolitana de Macapá.
Já no domingo, a previsão é que a intensidade das chuvas diminua, com intensidade variando de leve a fraca, e acumulados entre 2 mm e 12 mm. As chuvas de intensidade fraca a moderada deverão ocorrer sobre Macapá, Santana, Mazagão e Itaubal, com acumulados variando entre 11 e 25 mm, e devem vir acompanhadas de ventos fortes e trovoadas, principalmente próximo ao Rio Amazonas.
Durante os fenômenos intensos, a orientação é que a população não se abrigue debaixo de árvores, nem estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois há risco de queda e descargas elétricas. Se possível, também é aconselhável que se desligue os aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de ocorrências como quedas de galhos de árvores ou alagamentos, a população pode acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
O mês de janeiro vem acompanhado de chuvas já esperadas para a estação característica da região, mas com um volume ainda maior comparado ao mês de dezembro. Esse período chuvoso ocorre após uma forte estiagem no Amapá, iniciada desde o mês de agosto de 2023.
Deixe seu comentário
Publicidade


