Cidades

Alexandre Tombini anuncia mudanças na diretoria do Banco Centr

Deixa diretoria de Política Econômica e Awazu assume vaga



O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, anunciou por meio de nota à imprensa, mudanças na diretoria da autoridade monetária brasileira. Houve uma troca, uma saída e dois novos nomes foram indicados para a diretoria do BC.

Os diretores da instituição têm direito a voto nas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) – que define os rumos da taxa básica da economia brasileira, a Selic, para tentar atingir as metas de inflação fixadas pelo governo. Atualmente, a taxa está em 12,25% ao ano, o maior patamar em três anos e meio.

Carlos Hamilton deixa a diretoria
Segundo o comunicado do Banco Central, Carlos Hamilton, um dos principais nomes da diretoria e que ocupava o cargo de diretor de Política Econômica, responsável por comentar os relatórios trimestrais de inflação, está deixando o cargo após cinco anos, a pedido. Em seu lugar, assume Luiz Awazu, que estava na diretoria de Assuntos Internacionais.

Novos integrantes da diretoria
Tombini informou que encaminhou à presidente da República, Dilma Rousseff, a recomendação de indicação dos nomes de Tony Volpon, 49 anos, para ocupar o cargo de diretor de Assuntos Internacionais (no lugar de Awazu), e de Otávio Ribeiro Damaso, 43 anos, para ocupar o cargo de diretor de Regulação.

O economista Tony Volpon é atualmente diretor executivo e chefe de Pesquisas para Mercados Emergentes das Américas da Nomura Securities International. Economista, Otávio Ribeiro Damaso ocupa a chefia de gabinete e coordena a assessoria econômica do presidente do Banco Central.

Para poderem assumir os cargos na diretoria do BC, Tony Volpon e Otávio Damaso ainda terão de passar por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal e ter seus nomes aprovados pelos senadores.


Deixe seu comentário


Publicidade