Cidades

Alunos apresentam o programa de capacitação Florescer à comunidade

Em julho, 400 inscritos, divididos em 18 cursos técnicos, iniciaram mais uma jornada de qualificação profissional.


Centenas de macapaenses beneficiários de programas sociais são contemplados com os cursos profissionalizantes ofertados pela Prefeitura de Macapá, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial no Amapá (Senai/AP), por meio do Programa de Capacitação Florescer. Em julho, 400 inscritos, divididos em 18 cursos técnicos, iniciaram mais uma jornada de qualificação profissional.

Antes do encerramento das aulas, os alunos põem em prática o aprendizado em sala de aula. Como os estudantes do curso de Agente Ambiental de Resíduos Sólidos, que estiveram na manhã desta sexta-feira, 23, no Residencial São José fazendo orientações e sensibilização dos moradores sobre o descarte correto dos resíduos produzidos no habitacional, em especial o óleo de cozinha.

O estudante André Rosa, 18 anos, destaca ter extraído durante o curso conhecimentos que servem tanto para vida profissional quanto pessoal, uma vez que o meio ambiente é um assunto constantemente pautado e evidenciado em diferentes áreas. “Como agente ambiental, eu consegui extrair muitas coisas boas envolvidas com o meio ambiente. Também consegui me conscientizar, aprendendo a gerenciar meus próprios resíduos e levar esse conhecimento às outras pessoas, para que elas se tornem conscientes em relação ao meio ambiente. E, hoje, essa ação é exatamente sensibilizar os moradores sobre o óleo de cozinha, no gerenciamento, coleta seletiva e descarte desse resíduo”, conta.

A instrutora do curso de Agente Ambiental de Resíduos Sólidos, Maria Pena, explica que um dos maiores entraves relacionados a resíduos domésticos está pertinente ao óleo de cozinha, com o entupimento da pia e da caixa de gordura. “Sabemos que o produto é um passivo ambiental do lixo doméstico que não pode ir para o aterro controlado, porque causa impacto ao meio ambiente, e, quando jogado na pia, sabemos que nosso esgoto dará em algum corpo d’água, que vai impactar tanto a fauna quanto a flora aquática, afetando o ecossistema”, elucida.

“Voltamos com essa ação para coleta seletiva, focando na coleta do óleo de cozinha. Aqui, no residencial, já tem o núcleo de meio ambiente e um centro comunitário bastante ativos. Estamos trabalhando nessa ação de educação ambiental, conscientizando a comunidade a não jogar na pia, e sim a coletar, guardar na garrafa PET e entregar no centro comunitário”, conclui Maria Pena.

Outros que tiveram a oportunidade de mostrar à comunidade os resultados do aprendizado proporcionado pelo programa foram os alunos do curso de Confeiteiro Industrial. Na cerimônia de lançamento do edital do Residencial Janary Nunes, foram oferecidos à comunidade doces e salgados para degustação, todos preparados pelos alunos.


Deixe seu comentário


Publicidade