Cidades

Alunos do projeto Anjos da Guarda ensaiam para desfiles cívicos

O projeto Anjos da Guarda tem 10 anos de fundação e recebe atualmente 300 alunos de 9 a 15 anos. Ele é coordenado por inspetores da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), que fazem um trabalho social e ajudam na formação de caráter de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.


“Gosto mais da parte do ensaio da ordem unida”, diz a pequena Ana Clara Mendes, de 11 anos. Ela é uma das alunas do projeto Anjos da Guarda do núcleo da Fazendinha. Crianças e adolescentes de todos os polos ensaiam para os desfiles cívicos de setembro.

Os 300 alunos do Anjos da Guarda iniciaram os ensaios para os desfiles do município, do distrito de Fazendinha e o tradicional 7 de setembro. A princípio, as crianças se reúnem em seus polos as segundas, quartas e sextas-feiras. No fim deste mês ocorrerá um ensaio com todas elas, dos núcleos: residenciais Jardim Açucena e São José, Fazendinha e Pedrinhas.

“A gente ensaia a marcha, cadência e alinhamento. Esse momento é para que eles possam compreender como funciona e fazer organizado nos dias do desfile”, explica o coordenador do projeto no polo da Fazendinha, inspetor Erlon do Espírito Santo.

As crianças aproveitam o momento para aprender não só os passos e sincronização, mas também os hinos do Brasil, Amapá e do município de Macapá. Yasmin Belo Alencar tem os hinos na ponta da língua. “Aqui eu aprendo as coisas, eles ensinam a respeitar os pais, e eu gosto muito. Aprendi todo o hino do Amapá e de Macapá”, conta.

Outro exemplo é o pequeno Diego Nelito, 8 anos. Ele não estava inscrito no projeto inicialmente, mas foi inserido porque a irmã, que participa do Anjos da Guarda, faltava para cuidar dele em casa. “Como a gente não queria perder uma boa aluna, nós inserimos ele no projeto. Diego foi uma grata surpresa, porque aprendeu muito e tem coisas e passos que sabe tão bem quanto qualquer aluno”, explica o inspetor.


Deixe seu comentário


Publicidade