Cidades

Alunos do Projeto Bombeiro Mirim Músico se preparam para o desfile

7 de Setembro


Desde o início de julho, 150 alunos do Projeto Bombeiro Mirim Músico (PBMM), desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP), estão em treinamento para participarem do Desfile Cívico de 7 de Setembro, em comemoração à Independência do Brasil. As aulas de música instrumental, com a utilização da flauta doce, acontecem duas vezes na semana e os meninos e meninas do projeto estão empolgados com os preparativos para o dia 7 de Setembro.

Além das aulas de música, as crianças e adolescentes se reúnem nas tardes de sábado, no estacionamento do quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros para colocarem em prática as instruções militares de ordem unida, que também aprendem no projeto, como: posicionamento em tropa, alinhamento, cobertura, marcha e cadência. Técnicas que serão levadas para o desfile da Independência.

Os pelotões do Bombeiro Mirim Músico vão desfilar padronizados na Avenida Ivaldo Veras. No último sábado, 15, o coordenador do projeto, tenente Marivaldo Palheta, fez a entrega das camisas e gorros que serão usados pelos bombeiros mirins no dia 7 de Setembro. O uniforme foi doado por um empresário local do ramo de móveis e eletrodomésticos. Neste sábado, 22, acontecerá a divisão dos alunos em pelotões e a primeira revista de uniforme, ato comum no militarismo que serve para avaliar a apresentação pessoal buscando melhorar a imagem da tropa.

O PBMM iniciou em 2015 e é um trabalho social e cultural desenvolvido pelo CBMAP, por meio da banda de música da corporação. A iniciativa atende prioritariamente crianças e jovens, mas também abre espaço para adultos e idosos interessados em aprender música instrumental. Em Macapá existem quatro polos do projeto: Comando Geral, Sambódromo, Marabaixo e Zona Norte.


Deixe seu comentário


Publicidade