Cidades

Alunos são orientados quanto às práticas saudáveis na alimentação e prevenção da obesidade

A programação foi desenvolvida pelos profissionais do Programa Saúde na Escola (PSE), que orientaram os alunos quanto às práticas saudáveis na alimentação e prevenção da obesidade.


A alimentação e nutrição adequada são requisitos essenciais para o crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes. Para abordar a temática, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou um ciclo de palestras com os alunos da Escola Estadual Risalva do Amaral, no bairro Pantanal, zona norte da cidade. A programação foi desenvolvida pelos profissionais do Programa Saúde na Escola (PSE), que orientaram os alunos quanto às práticas saudáveis na alimentação e prevenção da obesidade.


Quando falamos em prevenção da obesidade, estamos falando diretamente na prevenção de outras doenças como colesterol, hipertensão e diabetes, como explica a coordenadora do PSE, Ellen Suelen. “Prevenir a obesidade significa diminuir, de uma forma racional e menos onerosa, a incidência de doenças crônico-degenerativas. Por isso, nossa proposta é estimular os jovens a fazer, sempre que possível, escolhas saudáveis para a alimentação. Hoje, trouxemos vários exemplos de combinações que reduzem o risco para a obesidade”.

Para as crianças menores, uma refeição simples, como o lanche da manhã ou da tarde, tem grande importância nutricional. “É importante que a qualidade dos alimentos oferecidos nesses pequenos lanches, incluindo a merenda escolar, seja de bom valor nutricional, trabalhando essa prática para o ambiente escolar e familiar”, completou a coordenadora.

Todas as atividades são desenvolvidas com o foco no estímulo da prática de atividades física e alimentação equilibrada. Estudos do Ministério da Saúde apontam que a dieta das crianças e adolescentes tem uma elevada ingestão de bebidas açucaradas (56%), seguidas de refrigerantes (45%), salgados fritos e biscoitos. Daí a importância de incluir bons hábitos alimentares desde o início da introdução alimentar das crianças.

O PSE

O Programa Saúde na Escola trabalha no fortalecimento de ações de desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos, proporcionando à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação. A prefeitura possui 47 equipes vinculadas à atenção básica e pactuadas ao PSE, desenvolvendo ações em 19 escolas estaduais, 31 municipais e mais 8 na zona rural, levando prevenção e promoção da saúde na escola para os educandos e comunidade escolar.


Deixe seu comentário


Publicidade