Amapá aplica Avaliação de Alfabetização para mais de 13 mil crianças
Alunos do 2º ano do ensino fundamental de escolas estaduais e municipais passam por testes de Matemática e Língua Portuguesa.
Por meio da colaboração dos 16 municípios do estado, os testes servirão para monitorar a aprendizagem e subsidiar tomadas de decisões pelas redes de ensino. A avaliação faz parte do programa Criança Alfabetizada, lançado pelo Governo do Amapá.
As provas estão sendo aplicados nos turnos da manhã e da tarde, por técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed). São três horas de avaliação por turno para responder testes de língua portuguesa e matemática com 20 questões cada.
Os estudantes fazem uma prova de uma das disciplinas, saem para o intervalo, lancham e depois retornam à sala de aula para concluir o segundo teste. Participam escolas das redes municipais e estaduais.
É a primeira vez que o governo avalia o nível de alfabetização dos estudantes de todas as escolas públicas, inclusive as rurais, com localizações de difícil acesso.
Através dos resultados será possível monitorar e avaliar os processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial e das habilidades iniciais em matemática dos estudantes das escolas públicas do Amapá.
A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, acompanhou pela manhã a aplicação das provas nas escolas Marly Maria Souza, da rede estadual, e Jardim Felicidade, da rede municipal, ambas na zona norte de Macapá.
A gestora considera a avaliação um símbolo consolidado do regime de colaboração entre estado e os 16 munícipios, e o pacto de todos pela alfabetização na idade certa.
“Estamos juntos e vamos agir em cima dos resultados dessa avaliação para planejar e executar ações que vão ajudar a alfabetizar todas as crianças. E vamos engajar pais, professores e comunidade escolar para que nenhuma criança fique para trás”, disse.
Para a professora Alana Rodrigues, da Escola Municipal Jardim Felicidade, a participação dos pais no processo de ensino e aprendizagem é essencial. Porém, ela destaca que a colaboração da família ainda é pouca.
“Essa avaliação servirá tanto para os meus alunos quanto para mim, pois vou saber o resultado do meu trabalho. Mas precisamos da participação de todos para alfabetização, especialmente dos pais”, reforçou Alana.
As avaliações serão corrigidas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A previsão do resultado é no fim de janeiro de 2020.
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