Cidades

Amapá devolve 76 mil doses que o Ministério da Saúde enviou por engano

O Amapá deveria receber 2,8 mil doses, sendo duas mil da AstraZeneca e 800 doses da Coronavac, enquanto o Amazonas teria 78 mil. Mas, um erro do Ministério trocou as remessas dos dois estados.


Railana Pantoja
Da Redação

Um erro na logística de distribuição do lote de 3,2 milhões de vacina contra a Covid-19 fez o Amapá e o Amazonas receberem quantidades trocadas. De acordo com a previsão inicial do Ministério da Saúde, o Amapá deveria receber 2,8 mil doses, sendo duas mil da AstraZeneca e 800 doses da Coronavac, enquanto o Amazonas teria 78 mil.

Planilha mostra erro do Ministério

 

Mas, com o envio incorreto por parte do Ministério, o Amapá recebeu 78 mil doses e o Amazonas apenas duas mil, ou seja, houve uma troca das remessas.

“O estado do Amazonas receberá 76 mil doses adicionais que haviam sido entregues ao Amapá, totalizando 78 mil vacinas. O Amapá, por sua vez, ficará com as 2 mil correspondentes ao seu público-alvo”, disse o Ministério em nota.

Amazonas já recebeu doses durante a madrugada desta quinta, 25 (Foto: Secom/AM)

 

Durante a madrugada desta quinta-feira (25), um avião fretado pelo Governo Federal já recolheu as 76 mil doses do Amapá para ‘devolver’ ao Amazonas.

“Primeiro recebemos a informação de que seriam 2,8 mil, mas depois recebi uma planilha com 78 mil doses. E aí nossa equipe ficou em dúvida sobre a quantidade correta, mas ficamos na expectativa. Quando a gente viu as 78 mil, vibramos achando que o Ministério havia feito alguma modificação mesmo, adiantando a distribuição. Mas, na verdade, era uma grande ‘lambança’, confundiram o AP com AM. É até um problema geográfico”, lamentou Dorinaldo Malafaia, superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS/AP).

SVS coordenou devolução das doses (Foto: SVS/AP)

 

Segundo o superintendente, se as doses ficassem no Amapá, faltaria para o Amazonas. Mas, o governo estadual já requisitou mais vacinas, para avançar no plano de imunização.

“Inicialmente, sem saber que havia sido um erro, ficamos alegres com a possibilidade de vacinar 10% da população amapaense, se a gente continuasse com o quantitativo. É uma frustração, tivemos todo um trabalho, armazenando, cadastrando no sistema e preparando a distribuição das vacinas, e tudo precisou ser desfeito durante a noite. Se tivéssemos a quantidade de 78 mil doses, iria começar a vacinação dos idosos acima de 60 anos, população quilombola e ribeirinha. Seria um avanço”, finalizou Dorinaldo Malafaia.


Deixe seu comentário


Publicidade