Cidades

Amapá diminui 30,6% dos casos de malária em 2019

Esse índice representa 4.172 casos a menos. É o melhor resultado nos últimos 5 anos.


Casos de malária no Amapá teve redução de 30,6% em 2019, comparado com o ano anterior, segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). Esse índice representa 4.172 casos a menos. É o melhor resultado nos últimos 5 anos.

As ações de controle do vetor da malária (mosquito Anopheles) são desenvolvidas pelo Governo do Estado com apoio das prefeituras municipais. Em 2019, foram ofertadas capacitações no combate, controle, diagnóstico e tratamento da doença.

Além desse trabalho, a SVS entregou à população equipamentos, como mosquiteiros impregnados e insumos para borrifação intradomiciliar. Outro reforço preventivo foi a contratação dos agentes de endemias.

Segundo o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, o combate à malária foi intensificado devido à gravidade da doença em alguns municípios. Ele destaca que o foco do trabalho foi na transmissão para reduzir ainda mais os casos. “O Governo do Estado teve efetividade no combate e ótimos resultados nas ações. A redução de 30,6% de casos significa que milhares de pessoas deixaram de pegar essa doença no Amapá”, reforçou.


Deixe seu comentário


Publicidade