Cidades

Amapá é o 1º Estado a ultrapassar a meta de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo

Campanha Nacional de Vacinação prossegue até o dia 31 de agosto em todo o país.


Fiocruz promove hoje (08), campanha de vacinação contra sarampo e paralisia infantil. Além da vacinação há diversas atividades educativas promovidas pela instituição (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Nesta sexta-feira, 24, o Amapá tornou-se o primeiro Estado a alcançar e ultrapassar a meta de cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde na Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Até o fim da tarde, de acordo com dados do Programa Nacional de Imunização, 13 dos 16 municípios amapaenses estavam com mais de 95% do público-alvo – crianças de um ano até menores de cinco anos – imunizados.

 

A cobertura total do Estado com a vacina Tríplice Viral (sarampo) está em 97,86% e com a vacina VOP (poliomielite) em 98,22%. O município com o maior percentual de crianças vacinadas é Calçoene, que alcançou a taxa de 119,28% de imunização contra o sarampo e 117,65% contra a poliomielite. Em seguida, está Oiapoque, onde a cobertura contra o sarampo chega a 110,05% e contra a poliomielite a 111,01%.

 

Campanha continua até 31 de agosto
A campanha de vacinação continua até o dia 31 de agosto em todo o Brasil. Durante o Dia D, ocorrido no sábado, 18, o Amapá reforçou as ações de imunização ofertando um posto dentro da Escola Estadual Marli Maria e Souza da Silva, no Conjunto Habitacional Macapaba, na zona norte de Macapá.

 

Além da imunização, os agentes de endemias da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) mobilizaram moradores do conjunto para um trabalho de educação em saúde. Em 2018, o Amapá disponibilizou mais de 140 mil doses de vacinas para os 16 municípios.


Deixe seu comentário


Publicidade