Cidades

Amapá é o único estado do Norte e o segundo do país com pasta específica para juventude

Revelação é de Priscila Magno, dinâmico titular da Secretaria da Juventude, que na Diário FM, nesta quinta-feira, 18, falou sobre programas, festivais, caravanas, qualifi cações e corrida acontecidos em 2025 sob a liderança dela


 

No ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9) desta quinta-feira, 18, a secretária estadual da juventude, Priscila Magno, fez balanço das ações da pasta em 2025. Primeiramente, ela destacou transformação de Secretaria Extraordinária para Secretaria de Estado, através da Lei nº. 3.175, sancionada em janeiro pelo governador Clécio Luís.

 

 

“Foi um pedido da nossa juventude amapaense, que se desse essa autonomia para que pudéssemos ter uma atenção maior e para quem ocupar a pasta possa trabalhar melhor pela juventude. Com essa emancipação, conseguirmos, a partir disso, trabalhar melhor, dar mais atenção, saber as prioridades e poder executá-las”, detalhou a gestora.

 

Sobre a Conferência Estadual da Juventude e parceria com as coordenadorias municipais, Priscila disse: “Quando assumimos a Secretaria, em 2023, realizamos, após dez anos sem acontecer, a Conferência Estadual de Juventude. Fomos em todos os municípios do estado. Hoje executamos a maior política pública de juventude. Tudo que fazemos ou é a partir de indicadores ou a partir da escuta popular. Sabemos que só conseguimos trabalhar de forma efetiva e assertiva pela nossa juventude se a ouvirmos e entendermos as necessidades dela”.

 

A secretária detalhou que o Amapá é a única unidade do Norte e a segunda do país que possui uma pasta específica só para a juventude, e apontou o novo Amapá Jovem como uma das maiores políticas públicas do país: “É uma das principais e das maiores políticas públicas de juventude do nosso país. Neste ano ultrapassamos o investimento de 26 milhões de reais no Amapá Jovem, em todos os municípios”, disse.

 

 

“Primeiro, a juventude tinha dificuldade de se manter na escola. Então precisávamos criar algo que contribuísse com essa permanência, e a mesma coisa com a universitária. A nossa juventude queria e quer qualificação profissional, além de qualificação. Precisávamos também da oportunidade de dar a primeira experiência profissional, e hoje o Amapá Jovem contempla tudo isso”, completou Priscila Magno.

 

Ela ainda ressaltou que através da Secretaria já foram qualificados cerca de nove mil jovens em todo o estado, e que o programa ainda oferta estágios em órgãos públicos e que já foram iniciadas conversas para ampliar as oportunidades para o setor privado.

 

A secretária destacou o Jovem Descolado, executado em parceria com o Sebrae Amapá, que só neste ano de 2025 formou quinhentos jovens. “Eles cumpriram carga horária por cerca de dois meses com todo ensino-aprendizagem e formatura. Passaram por um balcão de oportunidades, onde o Sebrae chamou as empresas parceiras; após a formação, entregaram os seus currículos. Três meses após o término do Jovem Descolado, o índice de empregabilidade do projeto é de 40%, fora os que conseguem depois, os que recusam propostas de emprego e os que vão empreender”, falou a secretária.

 

A gestora, que também é vice-presidente do Fórum Nacional de Gestores de Juventude do país, destacou a execução do Calendário Cultural da Juventude Urbana e a 1ª Corrida da Juventude, que aconteceu no dia 12 de dezembro. “Logo após a emancipação da Secretaria, iniciamos o Calendário Cultural. Realizamos festivais e caravanas. Então, dentro desse espaço fizemos questão de que todo mundo fosse uma galera realmente jovem, que está iniciando em alguns casos, outros já são mais experientes, mas todos jovens. Alguns jovens abriram shows de atrações nacionais, ficaram muito felizes por isso”, detalhou.

 

No ano houve o lançamento do Jovem Motora, que oferta formação para a primeira CNH, para jovens de 18 a 29 anos: “Hoje sabemos que vários concursos públicos e empresas, já colocam como um pré-requisito a carteira de habilitação. E muitos jovens acabam ficando impedidos de concorrer a certas vagas, porque não têm a CNH. Então, essa iniciativa vai proporcionar isso”, falou.

 

Para além das ações já executadas pela pasta, a secretária da juventude falou que em 2026 pretende levar outras ideias para as escolas: “Ano que vem vamos entrar de forma muito firme nas escolas, inclusive junto com a Secretaria de Tecnologia e Inovação, através da Amapá Startup. Precisamos virar essa chave, essa mentalidade do nosso povo, e eu acho que através da juventude vamos conseguir fazer isso”, finalizou Priscila Magno.

 


Deixe seu comentário


Publicidade