Cidades

Amapá é reconhecido nacionalmente pela agilidade na inserção de dados sobre eventos epidemiológicos

Ferramenta permite a verificação, avaliação e comunicação de ameaças à saúde pública.


A equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Amapá (Cievs) foi nacionalmente reconhecida pela agilidade na inserção de dados sobre eventos epidemiológicos – como a pandemia de covid- 19 – na Plataforma Eios.

 

A ferramenta reúne iniciativas, redes e sistemas novos e já existentes para criar uma abordagem unificada na detecção precoce de epidemias. Através dela, os estados podem realizar a verificação, avaliação e comunicação de ameaças à saúde pública.

 

O reconhecimento aconteceu na 1ª Mostra Nacional de Experiência no Uso da plataforma Epidemic Intelligence from Open Sources (Expo EIOS), que aconteceu na quarta-feira, 23, em Brasília, no Distrito Federal, e reuniu todos os estados brasileiros.

 

O Cievs no Amapá já utiliza a ferramenta na produção de clippings de notícias divulgados semanalmente nos sites oficiais da SVS-AP e, principalmente, na divulgação de informações durante a pandemia de covid-19.

 

“Estamos muito felizes com esse reconhecimento a nível nacional e internacional. Ele é resultado do trabalho que realizamos como equipe técnica através do Governo do Estado”, conta Solange Sacramento, gerente do Cievs/AP, que representou o Amapá na premiação.

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, discursou no evento e também destacou o trabalho comprometido realizado pelas equipes do Governo do Amapá.

 

“Cada variante de monitoramento, importância ou preocupação tem sido acompanhada diuturnamente, recentemente tivemos a suspeita de um rumor de Deltacron no Amapá e rapidamente as equipes iniciaram a investigação e deram a resposta para a sociedade, é esta agilidade que queremos ter não somente no combate a pandemia, mas com outras situações também”, destacou.

 

O superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá, Dorinaldo Malafaia, ressalta a importância da cooperação entre estados, municípios e o Governo Federal para garantir sempre informações corretas para a população.

 

“Trabalhamos com dados, informações e situações que atingem todos os amapaenses, nossa equipe técnica possui credibilidade, ética e comprometido com o trabalho de excelência que prestamos a toda população amapaense, por isso recebemos com orgulho este reconhecimento”, reforça.

 

O evento é uma realização da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e Governo Federal, através do Ministério da Saúde.


Deixe seu comentário


Publicidade