Cidades

Amapá ganha nova embarcação Catamarã Rio Araguari financiada pelo Basa

Para o gerente da agência Macapá, Gleidson Guimarães Salles, o Banco da Amazônia deixa a sua marca na história da Logística do Amapá e da Amazônia, oferecendo segurança, rapidez e conforto. O lançamento oficial do Catamarã “Rio Araguari” está previsto para ocorrer até fevereiro de 2019.

Compartilhe:

A nova embarcação Catamarã “Rio Araguari” que fará o transporte de passageiros via fluvial pela linha Macapá-Belém-Macapá iniciou a fase de teste. A embarcação tem capacidade para 265 passageiros e recebeu financiamento de R$ 8 milhões do Banco da Amazônia (Basa) por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).

A embarcação é de propriedade da empresa Rios Linhas Fluviais da Amazônia LTDA, que a partir de agora inicia suas atividades em Macapá com transporte fluvial de passageiros e com a construção de embarcações.

De acordo com o sócio da empresa, Jorge Amanajás, no Amapá, eles estão sendo pioneiros na construção de embarcações da modalidade de material composto (fibras especiais). “Representa mais sustentabilidade pela dispensa de madeira na construção das embarcações, o que possibilita mais economia de combustível, mais rapidez por ser um material leve, conforto e segurança aos passageiros. Atualmente, o que mais temos na Amazônia são embarcações de ferro, alumínio e madeira”, comentou.

Jorge informa que a Catamarã “Rio Araguari” está em fase de teste e sua documentação está em tramitação na Marinha e na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Para a construção desse primeiro barco, ele ressaltou a importância da linha FNO Amazônia Sustentável. “Sem essa linha, não poderíamos construir essa nossa primeira embarcação. O banco disponibiliza juros baixos que viabilizou o negócio e possibilitou colocar em prática o projeto”, destacou Amanajás.

O diretor Comercial e de Distribuição do Banco, Luiz Cláudio Sampaio, comemora o lançamento deste projeto porque é mais uma empresa que recebe financiamento do banco e está gerando emprego e renda na economia do Amapá e da região como um todo. “Subsidiada pelo FNO, através de Agência Macapá-AP, a embarcação fará um trecho em no máximo 12h, frente às 24h atuais. São mais de 25 empregos diretos e 100 indiretos gerados, consolidando a importância do FNO e Banco da Amazônia para o desenvolvimento sustentável da região”, declarou o diretor.

 

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




6 comentários em “Amapá ganha nova embarcação Catamarã Rio Araguari financiada pelo Basa”

  • RILDO disse:

    Parabéns aos idealizadores desse brilhante projeto que foi colocado na prática. Precisamos de mais alternativas com esta em nosso estado, com certeza mais um meio de transporte para o nosso povo , principalmente em alta temporada, pois o preço praticado de passagens aéreas é um surreal .

  • Vilma servat disse:

    Parabéns pelo projeto imenso acho grandioso
    Mais opções de conforto para viagens

  • Edyr Pacheco - Presidente Sindetur disse:

    Muito nos orgulha a construção desse catamarã em macapá-Ap. (Igarapé das pedrinhas). Indústria made in Amapá.
    Lamentamos como presidente das Empresas de Turismo do Estado do Amapá, a falta de um porto adequado na frente da nossa cidade para receber os passageiros que viajarão nessa embarcação, não por falta do porto, mas por questão da falta de visão dos gestores que ao longo de quase quinze anos fizeram de uma adaptação (ampliação) do Pier Santa Inês, com prolongamento de alguns metros, e que até hoje não concluíram, nem o berço necessário a uma lamina d’água de 1.8m. de profundidade, que permitirá atracação de qualquer barco regional a qualquer hora do dia ou da noite, criando para as empresas de navegação horário fixo, além do que poderá receber os botes dos navios de passageiros (turistas nacionais e estrangeiro), em local adequado e legal.
    Até quando viveremos sob o tacão daqueles que não estão nem aí para o povo, só Deus sabe!

  • Vitório disse:

    Estou achando muito pequena pra desbravar as imensas águas do rio Amazonas e seus movimentos 🙄

  • Wilson dos Santos Chagas disse:

    Parabéns pelo excelente empreendimento.
    Que venha favorecer aos usuários do transporte fluvial nesta Região.

  • Charles Melo disse:

    Jorge Amanajás! Parabéns por idealizar esse grande projeto, q foi a construção dessa catamarã. Afinal, vem ao encontro dos anseios da população essa nova opção de transporte fluvial. Enaltecer tbm, o Basa pelo grande apoio e parceria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *