Cidades

Amapá implanta ferramenta de comunicação que integra sistemas de segurança pública

Nova tecnologia otimiza gestão de recursos, melhora o planejamento operacional e integra instituições e dados no âmbito nacional, agilizando atendimentos. Ciodes vai ser base do sistema.


Fotos: Joelson Palheta/DA

A partir desta terça-feira (19), a cidade de Macapá vai implantar uma tecnologia que permite o gerenciamento dos registros feitos por meio de canais de atendimento ao cidadão e de ocorrências feitas por números emergenciais, como o 183, 190 e 193. É a Central de Atendimento e Despacho (CAD), disponibilizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). A capital será a quinta cidade a utilizar o sistema implantado desde 2017 e que já contabilizou, até este mês, 19.767 chamadas registradas.

O Sinesp CAD será utilizado para a integração do atendimento das forças de segurança pública e outros órgãos, promovendo uma gestão mais eficaz dos recursos humanos e operacionais disponíveis. Com essa integração, a comunicação será ampliada, aproximando as instituições da população e atendendo com mais rapidez as ocorrências. Estarão integrados, por meio da nova ferramenta, as Polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, além do Corpo de Bombeiros Militar.

A tecnologia oferece informações sobre equipes disponíveis para o atendimento nas ruas. E, ainda, possibilita visualizações de incidentes em tempo real no mapa, sistemas de monitoramento de viaturas, autenticação de usuários e opção de acesso off-line. A implantação do Sinesp CAD será no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública do Amapá, em Macapá. A ideia é que até o final de 2021, todo o Amapá esteja conectado.

Além disso, o sistema possibilita que os órgãos de segurança pública tenham acesso às imagens de câmeras de monitoramento de empresas públicas e privadas, bem como de residências. É preciso apenas que estes locais disponibilizem o endereço de sua rede às forças. Outra funcionalidade do Sinesp CAD é que, durante o preenchimento do formulário de atendimento, é permitida pesquisa de mandados de prisão e a busca por veículos que tenham sido notificados por roubos e registrados pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).


Deixe seu comentário


Publicidade