Cidades

Amapá Jovem: campanha nas redes sociais aborda a importância de ficar em casa

Campanha da Secretaria da Juventude está mobilizando os jovens nas redes sociais para ficarem em casa.


Ficar em casa! Aquele jovem que nos últimos anos foi convidado para sair da frente do computador, deixar um pouco o celular e ir para a rua, hoje é chamado para ficar em casa. Mas por que isso é tão importante? É isso que a Secretaria de Políticas para a Juventude está mostrando nas redes sociais em uma campanha do Amapá Jovem para que os bolsistas e monitores fiquem em casa e compartilhem notícias de prevenção e combate ao coronavírus (Covid-19).

A campanha é uma das atividades à distância do programa, que precisou suspender as atividades presenciais devido ao risco de infecção pelo vírus.  No primeiro dia foram mais de 3 mil compartilhamentos e 1 mil comentários em um post que mostra qual o papel da juventude durante a pandemia.

“Queríamos alcançar pessoas mais jovens que não estão levando isso a sério. Essa campanha é para o jovem entender que ele é uma parte muito importante no combate a pandemia. Ficar em casa parece ser um ato simples, mas na situação em que estamos é a melhor forma de evitar a multiplicação do coronavírus”, explicou o secretário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé.

Outro objetivo é fazer com que esses jovens tenham acesso às notícias verdadeiras para não espalhar fakenews. O secretário explica que os jovens são incentivados a compartilhar um post educativo, fazer um comentário sobre cuidados que estão tomando, entre outras ações. A Sejuv também disponibilizou cursos online gratuitos para esse período de quarentena.

Gabriel Côrrea mora no município de Amapá, bolsista do programa, está em casa cumprindo o isolamento social e aderiu à campanha.

“Eu já tenho a consciência do papel do jovem neste momento, por isso estou em casa. Agora quero conscientizar outros jovens a tomarem essa atitude, por isso estou participando da campanha”, afirmou o bolsista.

Em um comentário no post, Jaqueline Souza deixou o recado.

“Essa conjuntura se tornou extremamente preocupante. No momento temos que nos conscientizar e entender que a única maneira de combater essa pandemia é através do isolamento social. Por isso, vamos seguir as medidas de prevenção à saúde. Vamos ficar em casa. Faça sua parte e estará salvando vidas!!
#Ficaemcasa”, afirmou na publicação.

Você pode participar da campanha postando o que está fazendo em casa durante a quarentena utilizando as hastags  #AmapáJovem e #JuventudeEmCasa

Por que é tão importante ficar em casa?

Por ser jovem e não pertencer ao grupo de risco, algumas pessoas não estão preocupadas e não cumprem a quarentena, mas aí é que mora o perigo. Mesmo que a pessoa não esteja mal, se estiver infectada pode transmitir o vírus por até 14 dias.

A covid-19 é muito mais grave em idosos, que pertencem ao grupo de risco, mas isso não significa que os jovens não podem contrair a doença. Mesmo que não apresente sintomas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, um jovem infectado pode transmitir o vírus e colocar em risco a vida de outras pessoas.


Deixe seu comentário


Publicidade