Amapá participa da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília
Objetivo é fortalecer as políticas públicas do setor no contexto amazônico

Com 12 representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil, o Amapá está presente nas discussões da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, que segue até sexta-feira, 8, em Brasília, com o tema ‘Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos’.
Entre os objetivos do encontro, está o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com responsabilidade coletiva e política. Além disso, a conferência busca consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais em todo território nacional.
A secretária de Estado de Assistência Social, Aline Gurgel, integra a comitiva amapaense e destaca a importância de ocupar estes espaços.
Uma das pautas a serem tratadas pelo Amapá é o debate sobre o fundo destinado ao setor para a Amazônia e o custo necessário para atender as especificidades da região.
“Vamos levantar aqui o custo amazônico. Quanto custa executar a Assistência Social na Região Norte do país, como aperfeiçoar o atendimento às nossas diversas comunidades, sejam quilombolas, ribeirinhas, indígena. Estamos aqui para amplificar as vozes do Amapá e da Amazônia”, pontua Aline.
As conferências de Assistência Social são instâncias participativas que têm por atribuições a avaliação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Suas. A delegação amapaense foi eleita na última Conferência Estadual, realizada em outubro em Macapá, para participar e contribuir nos diversos espaços de diálogo, debate e mobilização promovidos na etapa nacional, aproximando gestores, trabalhadores, organizações sociais e usuários do SUAS.
A programação inclui palestras, atividades autogestionadas, premiação de lideranças e divisão dos grupos temáticos para atuação em cinco eixos: financiamento; controle social; articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos; benefícios e transferência de renda.
Deixe seu comentário
Publicidade
