Amapá participa de testes do Censo 2022
Somente o bairro Laguinho, na capital, é contemplado com a etapa de testes do Censo 2022.

Railana Pantoja
Da Redação
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou nesta quinta-feira (4), em todo o país, testes para o Censo 2022, que será realizado de junho a agosto no ano que vem. Nesta fase que antecede o Censo, o IBGE estará testando todos os protocolos e equipamentos para que em 2022 a pesquisa mais importante do país seja realizada com sucesso.
No Amapá, quem participa da pesquisa é o bairro Laguinho, em Macapá. São 10 recenseadores que vão abordar os moradores.
“Começa hoje (4) e encerra no dia 19 a coleta de dados nos domicílios. Depois vem a parte de supervisão e a pesquisa pós-censo, para que seja avaliada a qualidade das informações coletadas. Deixando claro que atuaremos apenas no bairro Laguinho nesta fase. Aproveito para pedir que a população do bairro receba nossos agentes, que são funcionários nossos contratados temporariamente e treinados”, pediu o chefe da unidade estadual do IBGE no Amapá, Haroldo Ferreira.
Os recenseadores estão devidamente identificados, com uniforme, crachá e boné do IBGE. Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores através do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181, e ainda através do QR Code disponível no colete dos recenseadores.
“Nós estamos testando tudo que diz respeito ao Censo: pessoal, equipamentos, segurança, treinamentos, sistemas, enfim. Tudo será testado para que em 2022 o Censo não tenha problemas, o momento de buscar as soluções para imprevistos que apareçam é agora”, frisou o coordenador.
As informações coletadas são sigilosas, e o IBGE avalia ainda se serão transformados em pesquisa os dados colhidos.
Importância
O Censo é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país e em seus recortes territoriais internos. A partir das informações do censo, políticas públicas são estruturadas.
https://www.youtube.com/watch?v=Jc_1vsX0MwU
Deixe seu comentário
Publicidade


