Cidades

Amapá pode arrecadar mais de R$ 56 milhões com IPVA

Previsão é da Sefaz. Prazo para pagamento à vista com desconto e para o acerto da primeira parcela encerra no dia 16 de março



 

O Amapá deve arrecadar R$ 56 milhões em 2015 com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), segundo previsão da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). O prazo para pagamento à vista com desconto e para o acerto da primeira parcela encerra no dia 16 de março.

O desconto será de 20% e é destinado aos condutores que realizarem o pagamento em cota única dentro do prazo, afirma a coordenadora do setor de arrecadação da Sefaz, Eliane Heidmann. Ela completa que ainda há a opção de pagar o IPVA parcelado em até 6 vezes. “O pagamento também poderá ser dividido até o dia 14 de agosto, quando vence o prazo final. Mas aqueles que quiserem antecipar e garantir o desconto é só entrar no site da secretaria ou procurar um dos postos de atendimento para solicitar o pagamento único”, reforça.

A atual frota de veículos no Amapá, segundo Eliane, é de 150 mil, entre carros e motos. Destes, estão dentro da obrigatoriedade do pagamento do IPVA os veículos com vida útil abaixo de 10 anos, somando uma frota de 116.139 em todo o estado. Sendo que a maioria são os movidos a álcool e diesel, com 55.868 veículos. Estão isentos apenas os carros de órgãos públicos, acima de 10 anos de vida útil e de propriedade de deficientes físicos.O prazo de pagamento das parcelas será o mesmo para todas as placas, de terminação 0 a 9. O calendário será divulgado no site www.sefaz.ap.gov.br.

Segundo a coordenadora, a destinação do imposto será dividida em 50% para o orçamento do Estado e 50% para o município de emplacamento do veículo. “O IPVA trata-se de imposto, para financiar políticas públicas em geral, não apenas obras públicas, como o asfaltamento das ruas por exemplo, que muitas pessoas pensam de maneira equivocada. Por isso é importante o pagamento desse imposto”, pontua, acrescentando que o boleto de pagamento da cota única com desconto de 20% e o da primeira parcela do IPVA será enviado pelos Correios para a casa do contribuinte. A falta de recebimento da postagem, no entanto, não desobriga o proprietário do veículo a pagar dentro do vencimento.

O documento poderá ser impresso pelo site da Sefaz (www.sefaz.ap.gov.br) ou do Detran (www.detran.ap.gov.br). É necessário informar a placa do veículo e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).


Deixe seu comentário


Publicidade