Amapá realiza 3.776 cirurgias no sistema público no primeiro trimestre do ano
Secretário da saúde Reinaldo Martins destaca que pasta segue princípios administrativos do SUS

Douglas Lima
Editor
Em entrevista ao programa Ponto de Encontro (Diário FM 90,9) desta segunda-feira, 11, o secretário estadual da Saúde, Reinaldo Martins, falou, entre outros pontos, sobre a situação da saúde no Amapá, atestando saldo positivo, sobretudo no número de cirurgias realizadas até março do presente ano.
Segundo o titular da Sesa, até o último dia 31 foram realizadas 3.776 cirurgias no sistema público de saúde, nas áreas de cirurgia geral, ortopedia, neurologia, oncologia, endocrinologia, cirurgia plástica, torácica, otorrinolaringologia e bucomaxilofacial.
Reinaldo afirmou que os procedimentos são controlados pela Central de Regulação, setor da Secretaria de Saúde que organiza o acesso do paciente aos serviços do SUS: consultas, exames, cirurgias e leitos.
O secretário citou que, no setor da oncologia, foi reduzido significativamente o número de pacientes que buscavam tratamento de câncer fora do estado. “Agora temos aqui”, destacou.
Acerca do programa Zera Fila, Martins explicou que a proposta é fazer o melhor direcionamento dos pacientes, e atentou que a busca pelo Hospital de Emergência é alta, mesmo em situações que poderiam ser resolvidas em outras unidades de saúde.
“Saltamos de duzentas para oitocentas cirurgias por mês; existe uma diferença entre urgência e emergência. A urgência é quando há a necessidade de atendimento imediato, mas sem risco de morte, já a emergência surge quando existe o risco contra a vida”, disse.
Entre outros tópicos abordados durante a entrevista, o secretário destacou o compromisso da gestão do governador Clécio Luís com a área da saúde e detalhou que a Sesa segue os princípios administrativos do SUS, como a descentralização dos atendimentos, investindo na infraestrutura de outros municípios para ajudar a desafogar a capital.
Deixe seu comentário
Publicidade


