Cidades

Amapá recebe 13,7 mil doses de vacina contra a Covid-19

Novo lote de imunizantes encaminhados pelo Ministério da Saúde chega ao estado na tarde desta sexta-feira (16).


Fotos: Ascom/GEA

Railana Pantoja
Da Redação

 

O Amapá recebeu na tarde desta sexta-feira (16) um novo lote de vacinas contra a Covid-19, encaminhado pelo Ministério da Saúde (MS). São 13.750 doses de imunizantes: seis mil da CoronaVac e 7.750 da AstraZeneca. A distribuição será feita para 13 municípios neste sábado (17), para que seja continuada a imunização dos grupos prioritários.


“Estamos recebendo as doses mais lentamente, porque houve uma baixa na produção do Instituto Butantan e da Fiocruz. Então, estamos solicitando por parte do Plano Nacional de Imunização (PNI), a revisão dos quantitativos distribuídos ao estado. Por exemplo, o que eles destinam aos ribeirinhos é bem inferior à quantidade que temos desse público, assim como precisa ser revisto a questão das comunidades quilombolas”, falou Dorinaldo Malafaia, superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá.

Direto
Segundo Dorinaldo, o Governo do Amapá já preparou os trâmites burocráticos para aquisição das 450 mil doses da vacina russa Sputnik V, mas, os imunizantes só poderão ser utilizados quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar.

“Nós estamos pedindo uma compra direta, a lei permite isso. Mas, a Anvisa está travando e tentaram mudar isso para ser uma compra emergencial, mas não é, será uma compra direta. Temos também uma lei aprovada pelo Congresso Nacional, estabelecendo que qualquer vacina aprovada em órgão sanitário internacional tem validade do Brasil. Da compra ao processo logístico, tudo está bem preparado por aqui, faltando apenas a parte da Anvisa”, justificou.


Deixe seu comentário


Publicidade