Amapá recebe pela 1ª vez Reunião Ordinária de Plenário do Cofen
Conselheiros federais estarão reunidos ao longo da semana para deliberar sobre pautas relevantes da Enfermagem brasileira

Dessa segunda-feira, 6, até sexta, 10, o Amapá sedia, no Sebrae, a 550ª Reunião Ordinária de Plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). É a primeira vez que esse grande encontro de enfermeiros brasileiros se realiza no estado, a pedido da presidente do Coren (Conselho Regional de Medicina), Emília Pimentel.
Para falar sobre o acontecimento, esteve no programa ‘Ponto de Encontro’ (Diário 90,9), no início da noite desta segunda-feira, a própria presidente do Coren, apresentando a presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Betânia Santos.
Emília e Betânia informaram que os conselheiros federais, desde o início da Reunião, estão deliberando sobre pautas relevantes da enfermagem brasileira, bem como fortalecendo a interlocução entre os profissionais e ampliando os diálogos nos âmbitos regionais.
Betânia Santos explicou que a presença do Cofen no Amapá busca estabelecer um olhar para a enfermagem do estado e especialmente para o norte do país. Entre os pontos de pauta está a discussão sobre o piso salarial.
Na Reunião está sendo apresentado o relatório da Comissão Humanitária do Cofen relacionado aos índios yanomamis. Foi criada a Equipe de Resposta Rápida para apoiar as ações emergenciais do Ministério da Saúde na crise humanitária entre os indígenas, em Roraima.
A atuação da Comissão é com o objetivo de diretamente fortalecer a assistência de enfermagem prestada na terra indígena yanomami e oferecer auxílio técnico e humanitário às ações dos órgãos governamentais. Na comissão se encontra o conselheiro federal Vencelau Pantoja, que é amapaense.
Deixe seu comentário
Publicidade

