Cidades

Amapá receberá mais 15 mil doses da Coronavac

Novo lote foi liberado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (4) e deve chegar ao Amapá nos próximos dias.


Railana Pantoja
Da Redação

 

O governador do Amapá, Waldez Góes, informou na noite desta quinta-feira (4) que o Ministério da Saúde autorizou a distribuição de mais 15 mil doses da Coronavac ao estado. Segundo o governador, o novo lote chega nos próximos dias.

“Esse aumento na remessa premia todo esforço de articulação em conjunto dos governadores da Amazônia e nos permite iniciar a vacinação para os idosos. Juntos, vamos continuar avançando para imunizar a nossa população”, anunciou Waldez Góes.

De acordo com o ‘vacinômetro’, 44,33% da população do primeiro grupo prioritário, sem contar com os indígenas, já recebeu a primeira dose das vacinas coronavac ou astrazeneca. Dorinaldo Malafaia, superintendente da Vigilância em Saúde (SVS/AP), falou que municípios já se preparam para aplicar a segunda dose do Butantan.

“Já estamos superando a primeira fase de vacinação dos profissionais da saúde, de várias frentes, e hoje (5) temos reunião com os secretários municipais de saúde para definir a próxima etapa, da segunda dose. Lembrando que são 28 dias da primeira para a segunda dose da vacina do Butantan, então, com ela já podemos avançar”, explicou Dorinaldo.

O próximo grupo prioritário é dos idosos, mas ainda sem a data definida. Segundo o superintendente, os vacinados nesta fase serão escolhidos com base nas outras campanhas de vacinação.

“A gente tem uma base de dados dos idosos aqui. Por exemplo, idosos acima de 80 anos temos mais de sete mil no estado. Por enquanto, não há orientação para que exista cadastramento dos idosos que serão vacinados, a ideia é seguir o esquema das outras vacinações”, finalizou Dorinaldo.


Deixe seu comentário


Publicidade