Amapá segue demonstrando resultados positivos no pós-lockdown, diz Malafaia
Além disso, superintendente da SVS afirmou que adultos entre 39 à 59 anos estão entre os que mais ocupam leitos clínicos de UTI; Dorinaldo também revelou que Amapá receberá 12,5 mil doses das vacinas Astrazeneca, CoronaVac e Pfizer.

Lana Caroline
Da Redação
Na manhã desta segunda-feira (17), o titular da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Dorinaldo Malafaia, afirmou, durante o programa LuizMeloEntrevista (Diário 90.9 FM), que o Amapá apresenta resultados positivos em relação a ultimo lockdown, decretado pelo Governo do Estado, para amenizar as contaminações causadas pelo novo coronavírus. Segundo ele, o bom resultado é mantido de forma positiva.
“Estamos mantendo um resultado positivo no pós-lockdown. Essas medidas de restrição, além da aquisição de melhorias para a saúde no estado, nos deram como resultado a redução e o equilíbrio atual. Estamos ampliando leitos, fazendo vacinação, e isso são frentes muito importantes para a melhoria da saúde”, pontuou Dorinaldo.
Malafaia ainda comentou sobre a redução de casos graves da Covid-19. Ele afirma que atualmente a maioria das internações é de pacientes com idades abaixo dos 60 anos. “Claro que a vacina protege para casos graves. A pessoa vai desenvolver a doença de forma leve, sem a necessidade da internação. Dados revelam que o público com idades entre 39 a 59 anos, é o que mais tem sido internado. Uma explicação para isso é o fato de que essas pessoas ainda não foram vacinadas”, declara.
No domingo (16), o governado Waldez Góes utilizou as redes sociais para informar que testou positivo para Covid-19. Segundo Dorinaldo, a amostra foi coletada no sábado (15). Waldez está em isolamento domiciliar, mas atuando em regime de teletrabalho. As pessoas mais próximas ao gestor irão passar por testagens.
“Infelizmente tivemos essa informação. Fizemos a coleta de amostra do governador, no sábado, e no mesmo dia tivemos o resultado. O governador está na linha de frente. Ele ficou muito exposto atendendo a todos os setores, e acabou sendo acometido pela Covid. Instalamos um protocolo de testagem, de rastreio de contato, ou seja, todos que tiveram contato direto ou indireto pelo governador vão passar pelos mesmos procedimentos”, afirmou o superintendente.
Vacina
O superintendente afirmou que na manhã desta segunda-feira (17), foi recebido pela SVS a pauta de vacinação, logo, será feita a confirmação do voo que irá trazer as vacinas até o Amapá. Segundo ele, a expectativa é que as vacinas Astrazeneca, CoronaVac e Pfizer, cheguem nesta terça-feira (18). Ao todo, o estado irá receber 8,4 mil doses do imunizante Astrazeneca, 2,3 mil doses da Pfizer e 1,8 mil de CoronaVac, sendo a última, doses complementares.
“Eu queria destacar que essas doses da CoronaVac são doses complementares, que fazem parte da solicitação feita pelo governo estadual ao Ministério da Saúde, para recompor a segunda dose que está faltando para os municípios. Esse quantitativo vai para os 14 municípios, menos para Macapá e Santana, para complementar as segundas doses do imunizante”, concluiu Malafaia
Deixe seu comentário
Publicidade

