Cidades

Amapá só preenche seis das 38 vagas ofertadas na segunda chamada do programa Mais Médicos

Na primeira chamada o Amapá ofertava 76 vagas.

Compartilhe:

Paulo Silva
Da Redação

Balanço divulgado nesta pelo Ministério da Saúde que o estado do Amapá preencheu apenas seis das 38 vagas ofertadas na segunda chamada do programa Mais Médicos, sendo quatro delas para Santana, uma para Macapá e outra para Mazagão. Na primeira chamada o Amapá ofertava 76 vagas.

A lista é formada pelos médicos Aime Noa Barrios (Mazagão), Luiz Carlos Castro dos Santos Filho (Macapá) e  Filiper Rocha Vieira Azevedo, Priscila Kesla Fonseca Souza, Rafaela Queiroz da Silva e Ronaldo Gonçalves Fernandes Júnior para Santana.

Relatório do Ministério da Saúde aponta que, em todo o país, 82% das vagas do último edital do Programa Mais Médicos foram preenchidas. Com a publicação do resultado dos selecionados na segunda chamada, mais de sete  mil médicos com registro no Brasil se apresentaram aos municípios. Ao todo, 8.517 oportunidades foram disponibilizadas após o encerramento da cooperação com Organização Pan-Americana (Opas).

Segundo o ministério, dos 1.707 profissionais que se inscreveram na última chamada, 1.089 compareceram aos locais escolhidos e tiveram a participação validada pelos gestores municipais até o dia 14 de janeiro. O resultado dos selecionados está disponível no site do Programa Mais Médicos. Os médicos ocuparam as vagas de mais da metade das cidades com oportunidades abertas (689) e de 11 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Ao todo, a etapa contou com 2.549 vagas em 1.197 municípios e 34 distritos indígenas.

Os postos que estiverem em aberto serão disponibilizados na próxima etapa, entre os dias 23 e 24 de janeiro, para os profissionais brasileiros formados no exterior. Se não forem preenchidas, as vagas serão reabertas, nos dias 30 e 31 de janeiro, para os médicos estrangeiros participarem do programa Mais Médicos.

As inscrições para o atual edital do Mais Médicos começaram com os profissionais com registro no Brasil escolhendo as cidades disponíveis. Em seguida, o Ministério da Saúde abriu prazo para que os brasileiros formados no exterior e os estrangeiros, também, participassem da iniciativa. Ao todo, 10.205 profissionais completaram a inscrição. O prazo para o envio da documentação dos profissionais encerrou em dezembro de 2018 e estão em análise pela pasta.

Confira o cronograma das próximas etapas:

22/01 – Publicação da validação dos documentos dos brasileiros formados no exterior

23/01 a 24/01 – Brasileiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis

29/01 – Publicação da validação dos documentos dos estrangeiros formados no exterior

30/01 a 31/01 – Estrangeiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis

MAIS MÉDICOS

Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. O programa conta com 18.240 vagas em mais de 4 mil municípios e 34 DSEIs, levando assistência para cerca de 63 milhões de brasileiros.

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS POR ESTADO:

UF VAGAS OFERTADAS
1ª CHAMADA
VAGAS OFERTADAS
2ª CHAMADA
VAGAS PREENCHIDAS
2ª NA CHAMADA
AP 76 38 6
 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *