Cidades

Amapá só terá vacina contra dengue em 2025, informa secretária de saúde

Silvana Vedovelli aconselha que melhor prevenção à doença são os hábitos de limpeza com cuidado de não deixar água estagnada, reduto propício para proliferação do mosquito transmissor


 

Douglas Lima
Editor

A secretária estadual de saúde, Silvana Vedovelli, informou na manhã desta segunda-feira, 26, no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), que o Amapá só terá vacina contra a dengue a partir de 2025.

 

Silvana revelou que em fins de janeiro passado uma reunião com a ministra da saúde, Nísia Trindade, decidiu que a vacina contra dengue, para o Amapá e os outros estados que não receberam o imunizante, só será encaminhada no próximo ano.

 

Segundo a secretária, apenas seis milhões de vacinas foram feitas no país, até agora, e já distribuídas para alguns estados. Esse número só dá para imunizar três milhões de brasileiros, porque cada pessoa é imunizada com duas doses, com intervalo de 90 dias, de uma para outra.

 

Silvana Vedovelli alertou que a melhor prevenção contra a dengue, na atualidade, é a limpeza, com o cuidado de não deixar água estagnada, um reduto propício para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do mal.

 

A secretária de saúde informou que por ora são confirmados 464 casos de dengue em todo o estado do Amapá. Desse número, 316 dos registros da doença estão no Oiapoque, onde já houve dois óbitos, de um homem de 26 anos de idade de uma enfermeira indígena, de 38.

 


Deixe seu comentário


Publicidade