Cidades

Amapá Solar: Afap e empresários dialogam sobre linha de crédito

Parte da Nova Economia do Amapá, programa é voltado para o desenvolvimento sustentável de energia, qualificação e fomento a micro e pequenas empresas.


????????????????????????????????????

Parte integral da agenda de crescimento sustentável e implantação da Nova Economia do Amapá, plano do Estado para o desenvolvimento da economia circular no período 2022-2030, o Governo do Amapá lançou o ‘Amapá Solar’, programa de ampliação da produção de energia renovável, com foco no desenvolvimento do mercado, qualificação profissional e disponibilidade de linhas de crédito.

O programa foi apresentado nesta quinta-feira, 17, pelo diretor-presidente da Agência de Fomento do Amapá (Afap), Francisco de Assis, aos empresários do setor de produção de energia fotovoltaica. “O Governo do Estado já autorizou R$ 5 milhões iniciais para as linhas de crédito. A implantação do sistema de energia, seja na residência, ou no empreendimento, traz maior economia e eficiência energética, além da geração de emprego e renda para os amapaenses nesse mercado que só cresce”, destacou Assis.

A linha de crédito Amapá Solar é destinada aos empreendedores para a instalação dos sistemas fotovoltaicos, com taxa de juros de 1,10% ao mês e carência de quatro meses. O prazo do financiamento nesta modalidade é de 60 meses, com consumo médio de até 1.500 kwh/mês;

Outra linha de crédito é a Afap Construir, que será readequada para instalação de sistemas de geração de energia solar, destinada aos servidores públicos do Estado e trabalhadores da iniciativa privada vinculados a empresas parceiras. Essa modalidade mantém as regras de taxa de juros de 1,10% ao mês, sem carência, com o prazo do financiamento de 60 meses. O consumo médio desta modalidade também é de até 1.500 kwh/mês.

A iniciativa do Estado foi celebrada pelo setor: dados da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA-Equatorial) apontam que o Amapá possui cerca 209 mil unidades consumidoras de energia elétrica, com aproximadamente 1 mil sistemas de geração fotovoltaica já instalados, um potencial de geração que será fortalecido e ampliado com o novo programa, de acordo com o vice-presidente da Associação Amapaense das Empresas de Energia Solar (AAPSOLAR), Inaldo Oliveira. “A geração solar é a vocação energética do nosso Estado e um potencial extenso para ser aproveitado, desde a formação de mão de obra especializada, até a diminuição dos custos para quem precisa. O Governo está de parabéns pela democratização dessa tecnologia”, celebrou Oliveira.


Deixe seu comentário


Publicidade