Cidades

Amapá tem 1,3 mil pré-selecionados na 1ª chamada do Prouni

Estado teve 9.553 inscrições nesta edição do programa. MEC ofertou 1.601 bolsas, integrais e parciais no Amapá. Curso mais concorrido foi Direito, com 1,3 mil inscritos e 191 pré-selecionados


 

O Amapá teve 1.378 estudantes pré-selecionados no processo seletivo do primeiro semestre de 2025 do Programa Universidade para Todos (Prouni). Ao todo, 5.054 pessoas se inscreveram para esta edição, registrando 9.553 inscrições, já que cada participante pode escolher até dois cursos para concorrer à bolsa. O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da primeira chamada na terça-feira, 4 de fevereiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A segunda chamada será divulgada no dia 28 de fevereiro.

 

O estado teve 1.601 bolsas ofertadas (1.212 integrais e 389 parciais) em 17 instituições privadas de ensino superior. De acordo com o balanço do MEC, o curso mais concorrido no estado foi Direito, com 1,3 mil inscritos e 191 pré-selecionados. Em seguida, estão Enfermagem (1 mil inscritos e 104 pré-selecionados) e Psicologia (676 inscritos e 41 pré-selecionados).

 

Confira a lista dos dez cursos mais concorridos no Amapá:

 

 

Perfil dos inscritos – Segundo o levantamento, a faixa etária com o maior número de inscrições é de 19 a 20 anos, com 674.954 inscrições realizadas. Em seguida, estão as faixas de 21 a 30 anos (414.605 inscrições) e de 13 a 18 anos (297.260 inscrições). Já para estudantes acima de 30 anos, o total chega a 97.874 inscrições.

 

A maior parte dos inscritos se declarou com a cor parda (344.861). Já aqueles que se identificam com a cor branca totalizaram 316.972 inscritos. A lista é completada, respectivamente, por aqueles que se autodeclararam pretos (96.161), amarelos (8.020) e indígenas (2.282).

 

Documentação – De acordo com o Edital nº 2/2025, o prazo para entrega da documentação dessa primeira chamada vai até 17 de fevereiro. O candidato pode comparecer à instituição de educação superior ou encaminhar a documentação por meio virtual/eletrônico.

 

A instituição deverá disponibilizar, em suas páginas na internet, campo específico para o encaminhamento. Caso não seja possível, informará colaboradores para receberem a documentação fisicamente nos locais de oferta de curso em que houver candidatos pré-selecionados, nos horários de funcionamento da instituição.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade