Cidades

Amapá tem a segunda melhor cobertura vacinal do Brasil contra sarampo e poliomielite

Resultado está acima da média nacional e se aproxima da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.


Após a realização do Dia D de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite no último sábado, 18, o Amapá saltou de aproximadamente 30% para mais de 75% de crianças imunizadas contra as duas doenças. O resultado está acima da média nacional e se aproxima da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Com o avanço no quantitativo, o Amapá está com o segundo melhor desempenho de cobertura vacinal contra sarampo e poliomielite em todo o Brasil, atrás somente de Rondônia, que apresentou cobertura de 82,8%.

 

Dados
Até 18 de agosto, o estado imunizou 44.659 (76,07%) crianças na faixa etária entre um ano e menores de cinco anos de idade, com a vacina Tríplice Viral contra o sarampo; e 44.265 (75,4%) com a vacina oral contra a poliomielite. Os municípios com os melhores percentuais contra o sarampo até o momento, são Calçoene (119%) e Amapá (103%). Contra a poliomielite os dois municípios obtiveram praticamente o mesmo resultado.

Ações
A campanha de vacinação prossegue até 31 de agosto em todo o Brasil. No sábado, o Amapá reforçou as ações ofertando um posto de vacinação dentro da Escola Estadual Marli Maria e Souza da Silva, no Conjunto Habitacional Macapaba, zona norte de Macapá.

 

Além da imunização, os agentes de endemias da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) mobilizaram moradores do conjunto para um trabalho de educação em saúde. Em 2018, o Estado do Amapá disponibilizou mais de 14 mil doses de vacinas para os 16 municípios. A meta de cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde é de 95% do público-alvo. Cerca de 58 mil crianças devem ser vacinadas no Amapá.


Deixe seu comentário


Publicidade