Amapá tem nota alta em ranking de transparência de dados sobre Covid-19
Levantamento da Open Knowledge Brasil leva em consideração a qualidade das informações dos governos

Com 93 pontos, ao lado do Pará, o Amapá passou a figurar como a unidade da Federação com nota alta no ranking que monitora a transparência na divulgação de dados relativos à pandemia do novo coronavírus. Ficaram atrás do Amapá e do Pará estados como Mato Grosso do Sul, Paraná, Sergipe, Piauí e o governo federal.
Brasília, a capital do país, está em primeiro lugar, ao lado dos estados do Ceará, Goiás, Minas Gerais e Rondônia no índice elaborado pela Open Knowledge Brasil (OKBR) e divulgado na quinta-feira (28).
O índice leva em consideração a qualidade das informações fornecidas pelos governos como, por exemplo, idade, sexo dos pacientes acometidos pela doença, além de informações médicas, como a presença de comorbidades. Também são considerados dados sobre a rede de saúde, como a quantidade de leitos de unidade de terapia intensiva (UTIs) disponíveis.
No Amapá, a população também pode acompanhar as aplicações das verbas públicas. Todos os dados relacionados aos investimentos no enfrentamento à covid-19 estão disponíveis no Portal da Transparência.
Para dar mais transparência nos processos licitatórios de aquisição e contratações de serviços de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (covid-19), o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), determinou que os órgãos estaduais chamem os órgãos de controle para acompanhar todas as etapas da aplicação do recurso público.
O documento com as orientações, que foi assinado às instituições esta semana, foi destinado à Procuradora-Geral do Estado (PGE), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). A orientação principal é para que representantes do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Polícia Federal e Polícia Civil acompanhem os processos.
Deixe seu comentário
Publicidade
