Cidades

Amapá tem redução significativa de casos de covid-19, avalia SVS

Segundo Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS, além da diminuição de casos da doença há pouca adesão da vacinação em crianças.


Lana Caroline
Da Redação

 

Nos últimos boletins epidemiológicos os números de casos de covid-19, no Amapá, tiveram uma diminuição significativa. Neste domingo (06), apenas três casos foram confirmados.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia, isso significa que o estado está caminhando para a normalidade. “Tivemos uma queda muito significativa em relação a novos casos da covid-19. O boletim de ontem será avaliado mais profundamente, pois hoje (07) teremos uma conversa com o governador e será lançado um novo decreto. Esperamos que as coisas retomem à normalidade”, disse o superintendente.

Com o avanço da vacinação no país, a cidade de São Paulo já estuda a desobrigação do uso de máscaras em locais abertos. Malafaia afirma que no Amapá, apesar do cenário bom em relação aos casos de covid-19, ainda não é o momento. “Na semana passada tivemos uma boa conversa com os prefeitos em relação ao uso de máscaras, mas ainda temos a prudência de preservar a saúde da população”, pontuou.

Segundo dados divulgados pelo superintendente, 74% de pessoas com mais de 18 anos já estão vacinadas, ou seja, a faixa de proteção e adesão desse público é grande, mas a maior dificuldade é vacinar as crianças. “Queremos avançar na vacinação das crianças, pois estamos tendo dificuldades. Muitas vezes os pais tem medo ou usam notícias falsas como respaldo para não vacinar seus filhos. Fizemos uma abordagem nas escolas de Santana, junto com a prefeitura, para realizar a vacinação no local e funcionou. A cobertura vacinal de Santana é bem maior do que a de Macapá. Não podemos mais esperar, precisamos vacinar”, encerrou Malafaia.


Deixe seu comentário


Publicidade