Cidades

Amapá terá o primeiro Exame de Massa específico para os povos indígenas

As inscrições são realizadas por uma equipe do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja) nos seguintes pólos: Aldeia Manga, Espírito Santo, Kumenê e Kumarumã.


A Secretaria de Estado da Educação (Seed) prossegue até sábado (18), em Oiapoque, com as inscrições presenciais para o primeiro Exame de Massa específico para os povos indígenas. O objetivo é proporcionar aos índios, que não puderam concluir seus estudos na idade regular, a oportunidade de certificação de ensino nos níveis fundamental e médio. O exame é de caráter excepcional, e atende as especificidades linguísticas e culturais de cada etnia indígena do Amapá.

As inscrições são realizadas por uma equipe do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja) nos seguintes pólos: Aldeia Manga, Espírito Santo, Kumenê e Kumarumã.

As demais aldeias de Oiapoque devem deslocar-se para o polo mais próximo. Os candidatos devem levar documento de identidade e CPF (cópia e original). Para participar, é preciso ter idade mínima de 15 anos completos até o dia da prova, para se inscrever no exame referente ao ensino fundamental e, 18 anos completo para os candidatos do ensino médio. A aplicação do exame está prevista para os dias 10 a 15 de setembro nos polos.

Exame de Massa Indígena
A Seed contemplará com a realização dos exames de massas específicos para o público indígena, as etnias Galibi Marworno, Galibi Kalinã, Palikur, Karipuna, Aparai, Wayana, Tiriyó e Kaxuyana. A estimativa é atender 1,5 mil indígenas.

No mês de outubro serão realizadas as inscrição e aplicações do exame específico para os indígenas do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.


Deixe seu comentário


Publicidade