Cidades

Amapá vai para COP30 fazer negócios, adianta presidente da Fapeap

Gutemberg Silva disse que estado participará da Conferência do Clima, em Belém, vendo-a como evento econômico, apesar do forte apelo em defesa da natureza


 

Douglas Lima
Editor

 

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), Gutemberg de Vilhena Silva, deixou explícito, na manhã desta quarta-feira, 6, no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), que o estado participará da COP30, em novembro, em Belém, vendo-a como evento de cunho econômico, apesar de seu forte apelo em defesa da natureza.

 

 

À luz do interesse econômico que o Amapá terá na COP, Gutemberg mostrou que o estado vem promovendo iniciativas para atrair investidores, usando o próprio evento como atrativo e tendo o governador Clécio Luís como reverberador da necessidade de conjugar emprego, renda e justiça climática.

 

Gutemberg de Vilhena Silva pontuou que o Amapá, o estado mais preservado do país, já está no tempo de receber o legado disso com instalação de empresas locais, nacionais e internacionais, para geração de emprego e renda, mas que também respeitem o meio ambiente.

 

O presidente da Fapeap observou que o estado do Amapá ganha protagonismo redobrado para se destacar na COP30 em razão de sua relação comercial, cultural e ambiental com a Guiana Francesa, e agora também, mais efetivamente, com países da região do Caribe.

 

 

Gutemberg antecipou que na Expofeira deste ano, de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque da Fazendinha funcionará a ExpoAmazônia, espaço dedicado para negócios visando a COP 30, no sentido de agregar valores para o evento e também depois dele.

 

O titular da Fapeap ainda viu o governador Clécio Luís como pessoa preparada em conhecimentos sobre a Amazônia, sendo formado em Geografia e especializado em sustentabilidade, e que verbaliza querer mostrar a região real, não romantizada, onde há pessoas que moram no campo e na cidade com problemas de saúde, esgoto e habitação, entre outros, e que portanto precisam usufruir das riquezas que nela existem.

 


Deixe seu comentário


Publicidade