Amapá vai reforçar a vigilância nas fronteiras
Adesão ao Programa VIGIA dará mais integração entre os órgãos que atuam no combate aos crimes na fronteira.

Em janeiro, o Amapá será mais um Estado a aderir ao Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas – VIGIA – do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O foco do programa é unir as forças de segurança para aumentar a presença do Estado nas áreas fronteiriças. Para isso, é fundamental a integração das atividades de inteligência e operacionais das instituições de segurança pública federais, estaduais e municipais, de defesa, de fiscalização e de controle que atuam nas faixas de fronteiras e divisas do país.
De acordo com o Coordenador da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (ENAFRON/SEJUSP/AP), Marcelo Campos, o estado do Amapá pode ser considerado como ponto estratégico para a proteção da fronteira brasileira, pois está localizado no limite territorial setentrional, uma área em que a vigilância é quase inexistente.
“Existe um fluxo de pessoas que atravessam o Amapá para chegar à Guiana Francesa e se aventurarem nos diversos garimpos ilegais. Isso faz com que o estado seja uma rota intensa de tráfico de seres humanos vindos de diversos cantos do mundo, inclusive de brasileiros, e o VIGIA vem para nos ajudar no combate aos crimes numa área em que a vigilância é quase inexistente”, disse.
PROGRAMA V.I.G.I.A
Sob o conceito de Vigilância, Integração, Governança, Interoperabilidade e Autonomia, o VIGIA faz parte dos projetos estratégicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública e teve início em abril de 2019.
Com o objetivo de blindar as fronteiras do país para evitar a entrada de produtos ilegais e contrabandeados, além de combater o crime organizado nos cerca de 17 mil quilômetros de fronteiras do Brasil, o programa conta com a atuação das seguintes instituições: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Força Nacional de Segurança Pública, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instituto Nacional do Meio Ambiente (Ibama), Receita Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira.
Já está presente em nove estados de fronteiras – Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia, Acre e Amazonas, além de duas divisas – Tocantins e Goiás.
Deixe seu comentário
Publicidade
