Aneel confirma presença em audiência pública sobre usinas hidrelétricas no Amapá
Essa é a primeira vez que agências reguladoras vem ao Amapá para debater sobre os impactos sociais e ambientas do sistema hidroelétrico do Estado.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou oficialmente que enviará a Macapá, o atual superintendente de concessões e autorização de geração, Carlos Eduardo Cabral, para participar de audiência pública provocada pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Amapá, a ser realizada na próxima sexta-feira, 14 de junho, às 10h, no plenário da Alap. A Agencia Nacional de Águas (Ana) também enviará representante.
O evento tem como pauta a defesa do município de Cutias do Araguarí, que embora tenha comprovação com laudos ambientais de que foi drasticamente prejudicado, não vem recebendo nenhum centavo de royalties ou qualquer benfeitoria das três usinas que existem no rio Araguari. “Vamos reunir com as três hidroelétricas da região, os órgão de meio ambiente e ministério público para corrigir essa injustiça com o povo de Cutias” disse o Deputado Jaci Amanajás, que preside a comissão de direitos humanos.
Outra pauta será a majoração do atual valor dos royalties que são pagos aos municípios de Laranjal do Jari, Porto Grande e Ferreira Gomes. A mobilização das agências em Brasília foi coordenada pelo representante institucional da Alap, Elpidio Amanajás.
Deixe seu comentário
Publicidade
