Aneel determina devolução pela CEA de R$ 36,4 milhões à CCC
O valor corresponde às diferenças de compra e venda de energia no mercado de curto prazo para completar a carga recebida do SIN, até a plena interligação do estado.

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) terá que devolver à Conta de Consumo de Combustíveis R$ 36,4 milhões referentes aos contratos de compra e venda de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) de janeiro a julho de 2015. A devolução será feita ao longo do ano de 2017 em parcelas mensais atualizadas pela taxa Selic. A determinação é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O valor corresponde às diferenças de compra e venda de energia no mercado de curto prazo para completar a carga recebida do SIN, até a plena interligação do estado. No caso da CEA, houve um ganho nesse período com essas operações que terá de ser ressarcido à CCC. Oficialmente, a integração completa do Amapá ao sistema ocorreu a partir de 1º de agosto de 2015.
A Aneel adotou para a CEA o mesmo critério usado no caso da Amazonas Distribuidora. A agência determinou que até a interligação plena da empresa ao sistema a CCC deveria reembolsar o custo da energia recebida via interligação que excedesse a quantidade de energia associada aos contratos negociados no ambiente regulado. O resultado dessa conta teria que ser neutro, tanto em caso de perdas com quanto de ganhos nas transações no MCP (Mercado de Curto Prazo). (Com informações do CanalEnergia)
Deixe seu comentário
Publicidade
