Cidades

Aneel propõe reajuste tarifário extraordinário de 44% nas tarifas de energia do Amapá

Após análise das sugestões, os valores finais serão deliberados em reunião pública de diretoria e entrarão em vigor no dia 13 de dezembro


 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentou, nesta terça-feira (12), uma proposta de reajuste tarifário extraordinário médio de 44,41% nas tarifas de energia elétrica da Equatorial no Amapá.

 

O reajuste, no entanto, tem impactos diferentes dependendo do tipo de consumo. No caso de alta tensão, o reajuste proposto é de 46,70%; para a baixa tensão, o reajuste previsto é de 43,71%. Sendo assim, o efeito médio ao consumidor amapaense é de 44,41%.

 

A ANEEL abriu consulta pública para discutir a proposta de Revisão Tarifária Extraordinária da Equatorial Energia Amapá. A Agência receberá contribuições à proposta até 27 de outubro, pelos endereços de e-mail cp035_2023rv@aneel.gov.br e cp035_2023et@aneel.gov.br. Ainda no âmbito da consulta pública, a Agência promoverá sessão presencial na capital do estado para discutir a proposta com a sociedade interessada. Mais informações sobre a audiência serão divulgadas posteriormente.

 

Justificativa

Os itens que mais impactaram a revisão tarifária extraordinária da empresa foram: custos com encargos setoriais, pressionados pelo empréstimo da conta escassez hídrica que, no caso da Equatorial Amapá, também se prestou a pagar diferimentos ocorridos em anos anteriores; custos das atividades de distribuição da concessionária e dos investimentos realizados na área de concessão desde 2017, em função da característica regional de baixa densidade demográfica e unidades consumidoras dispersas; e a retirada de componentes financeiros do processo tarifário anterior, que continham medidas mitigadoras utilizadas para amenizar os efeitos do reajuste do ano passado.

 

Após análise das sugestões, os valores finais serão deliberados em reunião pública de diretoria e entrarão em vigor no dia 13 de dezembro.

 


Deixe seu comentário


Publicidade