Cidades

Apenados aprenderão a como se reintegrar ao mercado de trabalho

Ensinamento ocorrerá em Workshop da Vara de Execuções Penais


Douglas Lima
Da Redação

A Vara de Execuções Penais (VEP), através da Central de Penas Alternativas e Atendimento ao Reeducando (Cepar), realizará quarta-feira, 24, e dia 31, Workshop para reintegrar reeducandos do sistema prisional ao mercado de trabalho.

Ana Cleyde Bastos Matias, psicóloga da VEP, informou no programa ‘Café com Notícia’, nesta segunda-feira, 22, que o Workshop versará sobre ‘Trilhando novos caminhos”, ministrado num dos auditórios do Sebrae, tendo como público-alvo pessoas privadas de liberdade dos regimes aberto e semiaberto, contemplando cerca de 130 reeducandos, das 8h às 12h.

A psicóloga explicou que os reeducandos participantes já se encontram inseridos no mercado de trabalho por meio do projeto ‘Liberdade e Cidadania’, fruto de parceria da VEP com a Prefeitura Municipal de Macapá.


“Esses participantes, na sua maioria, ainda sofrem com algumas situações pessoais limitadoras, como dependência química, falta de qualificação e capacitação. Esses são sérios fatores que prejudicam o seu processo de ressocialização”, observou Ana Cleide.

Os temas das palestras do workshop serão: “Os prejuízos psicossociais e comportamentais causados pelo uso de drogas”; “A importância da prática esportiva como estratégia no tratamento para dependências de drogas”; “Lidando com as dificuldades de (re) inserção no contexto familiar”; “A importância da apresentação pessoal e postura profissional em todas as áreas de trabalho”; e “Dicas de como preparar currículos, se portar e o que vestir em entrevistas de emprego”.

O evento terá como ministrantes profissionais da Equipe Psicossocial da VEP, do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), Senac, Sebrae, Sine, Defensoria Pública, Camuf, Piscina Olímpica de Macapá, Prefeitura de Macapá e Ministério Público do Amapá (MP-AP).

Fotos: Joelson Palheta


Deixe seu comentário


Publicidade