Cidades

APOIANP realiza na Universidade Federal do Amapá o I Chamado Internacional dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará

Evento acontecerá pela primeira vez no Amapá dentro do Campus Marco Zero da UNIFAP e conta com o apoio de acadêmicos de vários cursos da instituição na organização.


A Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Amapá e Norte do Pará (APOIANP), vai realizar entre os dias 18 e 22 de junho, no Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) o evento “I Chamado Internacional dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará”, que tem diversos eixos temáticos como objetivos do encontro, entre eles a discussão de políticas públicas para esses povos e discussão de políticas ambientais. O evento é uma realização da APOIANP com coordenação e articulação da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB).

 

Durante a semana do Chamado os participantes vão encontrar diversas atividades no período de 9h às 21h, como a Marcha no Meio do Mundo, que abre o evento e será às 16h, exposição fotográfica, Mostra de cinema indígena, palestras, apresentação cultural, discussões de diversos temas envolvendo a população indígena e apresentação de trabalhos acadêmicos.

 

O destaque do evento é a palestra com a líder indígena brasileira Sônia Guajajara, formada em letras e enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão. Sônia é ativista dos direitos indígenas, conhecida internacionalmente por suas lutas. Ela já levou denúncias às Conferências Mundiais do Clima (COP) e ao Parlamento Europeu.

 

As inscrições do I Chamado Internacional podem ser feitas até o dia 17 de junho pelo site www.even3.com.br/chamado e o valor varia de R$ 20,00 à R$ 120,00, dependendo da função do participante. Profissionais da imprensa, indígenas, tradutores e assistentes de produção colaborativa não pagam inscrição. No dia 18, primeiro dia do evento, os inscritos devem fazer credenciamento das 9h às 15h no centro de vivências da UNIFAP, prédio próximo à reitoria.

 

Reportagem.
Railana Pantoja.


Deixe seu comentário


Publicidade