Cidades

Após chuva, Prefeitura remove mais de 15 toneladas de lixo e entulhos acumulados em canais e bacia de Macapá

Resíduos obstruíram esgoto e canais em pontos críticos após fortes chuvas atingirem a cidade. Serviços de limpeza continuam.


A Prefeitura de Macapá recolheu mais de 15 toneladas de resíduos sólidos depois das fortes chuvas que caíram no sábado (20) na capital. Durante o temporal equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana iniciaram os serviços nas ruas, atuando com a desobstrução e limpeza de pontos mais afetados.

Nesta segunda-feira (22), as ações de limpeza continuaram em toda a cidade, com trabalhadores fazendo a remoção de galhos de árvores, entulho das margens dos canais, desobstrução de bueiros e varrição. Os trabalhos se concentram principalmente na Bacia das Pedrinhas e Canal do Beirol, com auxílio de caçambas, retroescavadeira hidráulica e barcos.

De acordo com a Zeladoria, o maior volume de resíduos sólidos foi identificado nas margens dos canais e áreas de ressaca por causa do descarte incorreto do lixo. Garrafas de vidro e plástico, resto de obras, carcaças de eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e lixo domiciliar são comuns nesses locais.

O secretário de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, falou que as causas mais comuns de alagamentos na cidade estão relacionadas com os efeitos nocivos de algumas práticas humanas sobre o meio ambiente. A primeira delas é a poluição excessiva que entope bueiros e galerias construídas para reter e impedir o acúmulo de água das chuvas nas ruas.

“O lixo e entulho descartados em vias públicas, canais e áreas de ressaca impossibilitam a vazão da água das chuvas. Com isso, temos os alagamentos. A população é a principal prejudicada. Precisamos da colaboração de todos para evitar os transtornos”, disse o secretário.


Deixe seu comentário


Publicidade