Cidades

Após duplicidade e falta de nomes, Macapá reorganiza lista de vacinação contra a Covid

A partir desses reajustes, a lista seguirá a ordem de atraso do esquema vacinal, e não mais o critério por idade.


Railana Pantoja
Da Redação

A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informou na manhã desta terça-feira (4) que está reorganizando a lista de idosos que precisam tomar a segunda dose da Coronavac.

Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde, Nayma Picanço, a prefeitura detectou duplicidades na lista que estava seguindo. Além disso, vários idosos relataram estar aguardando há 30 ou 40 dias para completar o esquema vacinal com a segunda dose, mas, mesmo assim seus nomes não constam na lista da vacinação.

“Estamos ajustando a lista, até às 15h de hoje (4) deve sair uma nova com esses ajustes em relação à duplicidade, pessoas que já fizeram o esquema e quem ainda encontra-se atrasado. Filtrando no nosso sistema, observamos que entre os idosos de 75 anos ou mais havia um número expressivo que ainda não tomou a segunda dose, embora na época em que eles deveriam ter tomado a gente estivesse com a vacinação normal. Então, teremos que fazer o resgate dessas pessoas, juntamente com o público de 65 a 69 anos, que vem sofrendo com desabastecimento”, justificou Nayma Picanço.


A partir desses reajustes, a lista seguirá a ordem de atraso do esquema vacinal, e não mais o critério por idade. “Aqueles mais atrasados vão aparecer na nova lista, portanto, começa do mais atrasado e segue para os que estão menos. Vamos colocar a lista nos locais de vacinação e tentar referenciar as pessoas para as mesmas unidades onde tomaram a primeira dose” finalizou Nayma.

Desabastecimento
A última remessa do imunizante Coronavac recebida pela capital contemplou 1.500 doses. Dessas, 600 estarão sendo direcionadas aos públicos que estão com a segunda dose em atraso.


Deixe seu comentário


Publicidade