Cidades

Após intervenção da Promotoria da Educação, SEED garante climatizar a Escola Estadual Serafini Costaperária

Diante das cobranças, a SEED garantiu que as centrais de ar serão instaladas nos próximos três meses.


Nesta terça-feira (7), a equipe da Promotoria de Defesa da Educação esteve na Escola Estadual Serafim Costaperária, localizada no bairro Jardim Felicidade I, para verificar os problemas relatados por professores e alunos, que procuraram o Ministério Público do Amapá (MP-AP), no dia anterior, em busca de ajuda. A unidade atende 660 crianças do ensino fundamental I e enfrenta uma série de dificuldades estruturais, mas a falta de climatização é o que mais incomoda a comunidade escolar.

Para a visita, o titular da Promotoria da Educação, promotor de Justiça Roberto Alvares, mobilizou a coordenadora de Rede Física da Secretaria Estadual de Educação (SEED), Ana Kellen, a fim de agilizar a solução dos problemas e dar uma resposta rápida para a comunidade, já cansada de esperar por uma providência administrativa.

Ao entrar em umas das 10 salas de aula para conversar com os alunos da professora Dalcimaire Almeida, Roberto Alvares foi taxativo. “Infelizmente é um tratamento indigno. Essa necessidade é urgente. Para nós é uma prioridade. Os alunos mal conseguem nos escutar devido ao barulho dos ventiladores. E como desenvolver o processo de ensino e aprendizagem nesse calor e nessas condições? É humanamente impossível”, manifestou o promotor.


Em seguida, a equipe da Promotoria visitou as demais instalações e participou de um encontro com todos os alunos, pais e professores, na quadra da escola. As crianças preparam apresentações especiais para reforçar a reivindicação.

“Iniciamos um árduo trabalho de visitas e inspeções nas unidades de ensino da nossa comarca e esse trabalho agora está sendo intensificado. Não vamos parar e ingressaremos com quantas ações forem necessárias. Não conseguiremos aceitar a situação a que essas crianças estão submetidas. Deus é maior e nos orientará a utilizar as ferramentas da justiça em favor da população estudantil”, manifestou o promotor Roberto.

Diante das cobranças, a SEED garantiu que as centrais de ar serão instaladas nos próximos três meses. “Em 2018, vocês vão estudar em uma escola toda climatizada”, afirmou Ana Kellen. “Estamos imensamente agradecidos. Essa é uma luta antiga nossa e agora tenho certeza que teremos uma educação ainda melhor”, comemorou o senhor José Luiz, pai de um dos alunos.

Reconhecimento
Apesar das dificuldades na parte de infraestrutura, a equipe técnica e pedagógica desenvolve uma série de projetos e ações para melhorar a qualidade do ensino. Tanto esforço foi reconhecido com o prêmio Gestão Escolar 2017, uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

“Enfrentamos nossas dificuldades, mas nos esforçamos para oferecer o melhor aos nossos alunos e a conquista desse prêmio muito nos orgulha. Estamos ainda mais agradecidos pela disposição de todos em nos apoiar”, finalizou a diretora Sara Trindade.


Deixe seu comentário


Publicidade