Após novo apagão, diretor da Eletronorte diz que energia será restabelecida em 100% até sábado (21).
Diretor de Operações da Eletronorte, em Brasília (DF), Antônio Pardauil, afirmou nesta quarta-feira (18), ao programa LuizMeloEntrevista (Diário 90,9FM), que até sábado (21) o Amapá terá a energia restabelecida em 100%.

Elden Carlos
Editor-chefe
Treze dos 16 municípios do Amapá sofreram um novo apagão na noite desta terça-feira (17), quando um problema na rede de transmissão, ocorrido por volta de 21h30, interrompeu o fornecimento de energia elétrica no Amapá. O serviço só começou a ser restabelecido à 1h da manhã desta quarta-feira (18). O novo apagão também comprometeu o sistema de comunicação do estado.
Em nota a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), informou que as causas da interrupção no fornecimento ainda estão sendo apuradas, e que em parceria com o Operador Nacional do Sistema (ONS), atuou para recompor a rede de transmissão, e que o sistema, por medida de segurança, foi restabelecido de forma gradual. Às 4h da manhã a Companhia retomou o rodízio no fornecimento.

O diretor de Operações da Eletronorte, em Brasília (DF), Antônio Pardauil, que comanda a força-tarefa e atua na linha de frente para restabelecer no sistema no Amapá, disse durante entrevista na manhã desta quarta-feira ao programa radiofônico LuizMeloEntrevista (Diário 90,9FM) que 34 geradores térmicos contratados emergencialmente pelo Ministério de Minas e Energia (MME), que foram locados em Manaus (AM), já estão no Amapá e devem restabelecer o fornecimento de energia elétrica em 100% até o próximo sábado, dia 21 de novembro. Outros 10 geradores devem chegar nesta quarta, totalizando 44 máquinas.
Os geradores, que estão sendo instalados nas subestações Santana e Santa Rita, irão gerar 45 megawatts. A carga suplementar encerrará o sistema de rodízio e o fornecimento voltará ao normal.
O Amapá sofre com o apagão e racionamento de energia desde a noite do dia 3 de novembro, quando um incêndio atingiu a subestação Macapá, administrada pela concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE). A perícia realizada pela Polícia Técnico-Científica (Politec) revelou que o sinistrou não foi causado por uma ‘chuva de raios’ que caíram durante aquela noite, mas, sim, em uma das buchas de um dos três transformadores da subestação.
Deixe seu comentário
Publicidade
