Após viagem à Suécia, Josiel diz que a autoridade é do Brasil sobre Amazônia
Ele transmitiu uma mensagem de que o mundo precisa pagar pelo serviço ambiental que o Amapá presta ao planeta Terra

Cleber Barbosa
Da Redação
O presidente do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre, acaba de retornar de uma missão internacional, na Suécia, evento batizado como “The Amazon.Life”, um debate internacional que reuniu lideranças naquele país europeu, com a proposta de debater soluções inovadoras e sustentáveis. São os principais financiadores do Fundo Amazônia – ajuda humanitária para proteção das florestas.
Josiel diz que o Amapá por ser exatamente o estado mais preservado do país jamais acessou esses recursos. “É uma situação controversa, o fundo é para bancar o reflorestamento, então se a gente não desmatou, nunca vamos receber nada deles, que disseram não ter essa informação, ficaram surpresos com o que falei lá”, ponderou Alcolumbre.
Modelos
Mas a viagem também serviu para trocas importantes. Na Vinnova, conheceu projetos que unem tecnologia, políticas públicas e impacto social, como a aplicação de inteligência artificial na saúde e programas para fortalecer startups regionais. “Na Electrolux Food Foundation, vimos como a gastronomia pode transformar vidas, com capacitação para jovens e mulheres e iniciativas para combater o desperdício de alimentos”, recordou.
Na Ericsson, tecnologias que reduzem o consumo de energia em telecomunicações, ampliam a inclusão digital e contribuem para a sustentabilidade global. “Na Candela, conhecemos barcos elétricos com hidrofólios controlados por computador, que reduzem até 80% do consumo de energia e navegam de forma silenciosa e eficiente”, narra.
Política
Também visitou a Embaixada do Brasil em Estocolmo, fortalecendo laços diplomáticos e discutindo oportunidades de cooperação para aproximar ainda mais a Amazônia das agendas internacionais de inovação e sustentabilidade. “Volto para o Amapá inspirado, com novas ideias e conexões para transformar nosso futuro, adaptando boas práticas para a nossa realidade. Meu agradecimento ao União Brasil e aos organizadores pela oportunidade de representar nossa região nesta missão transformadora. Agora é hora de colocar em prática o que aprendemos e seguir construindo pontes entre a Amazônia e o mundo”, concluiu.
Deixe seu comentário
Publicidade


