Cidades

Aprovado projeto que proíbe uso de cerol em linhas de pipas

Uma das brincadeiras preferidas ao ar livre das crianças é empinar pipa ou papagaio, especialmente nos mês de julho



 

Uma das brincadeiras preferidas ao ar livre das crianças é empinar pipa ou papagaio, especialmente nos mês de julho e agosto, época de férias e muito vento. Mas tal brincadeira transforma-se em perigo quando entra em cena o cerol, uma mistura de cola e vidro, que é passada na linha da pipa. Utilizado pela maioria dos garotos para “torar” a linha de outras pipas, consideradas como “adversárias”, o cerol pode cortar e ferir motociclistas, ciclistas e até pedestres que passam pelo local.

Um projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) além de proibir o uso do cerol e produtos similares em todo o Estado do Amapá, estabelece a criminalização das condutas referidas à fabricação e comercialização do produto.

A proibição prevista no projeto de lei vale também para qualquer outro produto cortante que possa ser aplicado em pipas, papagaios, pandarolas, entre outros, em áreas publicas e comuns.

Quem descumprir a lei receberá uma advertência com prazo de 10 dias para regularizar. Em caso de reincidência será aplicado a multa pode varias de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 1.500, 00 (hum mil reais) e na terceira ocorrência, cassação do Alvará de funcionamento do estabelecimento. Quanto ao usuário do cerol a multa será aplicada ao seu responsável caso o infrator seja menor de idade. O valor arrecadado com as multas pagas pelos infratores será destinado ao Fundo Estadual da criança e do Adolescente, do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA).

“ O cerol é o nome atribuído a uma mistura de cola com vidro moído que é aplicado em linhas de papagaios, também conhecidos como pipas ou pandorgas. O material que é usado para cortar a linha de outras pipas, pode se tornar uma arma ao atingir principalmente o pescoço de ciclistas, motociclistas e até pedestres. O cerol é usado na linha dos papagaios e pipas para cortar a linha das pipas de outros. Essa mistura faz com que a linha torne uma verdadeira navalha causadora de muitos acidentes fatais”, defende o autor do projeto, deputado Charles Marques (PSDC).


Deixe seu comentário


Publicidade