Aprovados no Encceja já podem solicitar certificados na Seed
Participantes aprovados no exame ou com notas para aproveitamento podem pedir certificado ou declaração de proficiência

Os candidatos aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) já podem solicitar seus certificados ou declarações parciais de proficiência no Ensino Médio na Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed/AP).
A avaliação é aplicada pelo Inep, porém a emissão de certificados e declarações são de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais, que firmam termo de adesão.
O participante que tirou nota mínima de 100 pontos em cada prova objetiva e o mínimo de 5 pontos na redação tem direito ao diploma do ensino fundamental ou médio.
Caso a aprovação total não tenha sido alcançada, também é possível pedir declaração de proficiência, se o participante teve nota para aproveitamento em uma ou mais matérias.
Como solicitar o certificado?
O interessado deve primeiro verificar se sua unidade certificadora é a Secretaria de Estado da Educação (Seed/AP). Se sim, deve ir presencialmente à Seed, que fica na Avenida Fab, no Centro de Macapá, e procurar o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, para fazer a solicitação.
É preciso apresentar os seguintes documentos e cópias:
• RG;
• CPF;
• Certidão de nascimento ou casamento;
• Histórico de notas do Encceja. Para o candidato que já realizou o exame mais de uma vez, é obrigatória a comprovação de notas de cada ano;
• O participante que tiver dificuldades para ir até a Seed, pode escolher alguém para entregar seus documentos e preencher o requerimento de solicitação do certificado. Neste momento, não será necessário procuração.
Para mais informações, entrar em contato:
Gerente do Neja – Adriana Távora (96) 98102-1204
O Encceja é direcionado aos jovens e adultos com no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame, para o ensino fundamental, e jovens e adultos, com no mínimo 18 anos, para o ensino médio, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.
Deixe seu comentário
Publicidade
