Atendendo a pedidos, duas cordas puxam Berlinda no Círio de Nazaré em Macapá
Programação da festividade religiosa também conta com Missa de Troca do Manto e Barca dos Milagres

Wallace Fonseca
Estagiário
Com o Dia do Círio de Nazaré 2023, que neste ano tem o tema ‘Maria Cheia de Graça, Missionária da Vida e da Fé’, aproximando-se, uma das coordenadoras do evento cristão, Patrícia Silva, através de entrevista exclusiva ao programa LuizMeloEntrevista (Diario FM 90,9) desta quinta-feira, 5, falou dos preparativos da festividade e informou das novidades.
Para o dia que antecede o Círio, sábado, 7, na Catedral, Patrícia anunciou: “Às 19 horas ocorrerá a Missa de Troca do Manto. Douglas Evangelista Ferreira vai doar o manto, neste ano. Estamos todos na expectativa. O manto já está aqui com a família. Teremos ventiladores, cadeiras, telão e equipamento de som. Estamos recebendo doação de água para ser distribuída no Círio”.
A respeito da Barca dos Milagres, Patrícia disse: “A mãe que tem o desejo de levar seu anjinho, sua criança vestida de anjo, não precisa vir até à Catedral, basta ir no Dia do Círio, domingo, 8, às 7h da manhã, com sua criança para ser recebida pela equipe de acolhimento para caminhar conosco”.
Patrícia concluiu informando da novidade para este ano: “Atendendo a pedidos, serão duas cordas, uma de cada lado, puxando a Berlinda, como é feito durante o Círio em Belém. Do lado direto ficarão os homens e do lado esquerdo, as mulheres. Cheguem cedo, para uma melhor organização. Já existem trezentos voluntários, além de socorristas que estarão juntos às pessoas, na corda, para que ocorra tudo bem”.
Comércio
O Círio de Nazaré 2023, que se dará no próximo domingo, 8, além de reunir os fiéis católicos, também movimenta o comercio local.
Um dos corriqueiros pontos de venda de produtos relacionados à festividade cristã é a Praça Veiga Cabral, em frente à igreja de São José. Neste ano são 15 lojas no local.
Os comerciantes se queixam da baixa procura pelos produtos. João Evangelista lamenta: “Em 2022, vendi 1.200 camisas. Neste ano, eu pretendia vender duas mil, mas acho que não vou atingir a meta”.
Deixe seu comentário
Publicidade

