Atendimento de saúde pré-hospitalar é garantido durante os cinco dias do Réveillon do Amapá
Estrutura organizada pela Sesa contará com equipe multiprofissional, pronto atendimento fixo e apoio do Samu e rede hospitalar no maior Ano-Novo da Amazônia

O Governo do Estado vai promover o maior Ano-Novo da Amazônia, o Réveillon do Amapá, e com ele, uma megaestrutura de saúde e segurança para receber o público entre os dias 27 e 31 de dezembro, no anfiteatro da Fortaleza de São José.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) montou um esquema especial de serviço pré-hospitalar imediato com pronto atendimento fixo no local, garantindo assistência durante toda a programação. O espaço vai funcionar a partir das 18h seguindo até o encerramento do evento.
Ao todo, 20 profissionais de saúde atuarão em escala de plantão, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêutico. O objetivo é evitar deslocamentos desnecessários para unidades de saúde, além de monitorar, estabilizar pacientes em situações de emergência e oferecer suporte clínico e psicológico.
“O bem-estar da população é uma prioridade do governador Clécio Luís, que além de garantir o Réveillon do Amapá, um momento de celebração das conquistas em 2025 e os avanços no futuro, reuniu a gestão para um planejamento integrado de saúde e segurança“, pontuou Nair Mota, secretária de Saúde.
A estrutura assistencial dispõe de leitos de observação, poltronas para atendimento, monitores multiparâmetros, desfibrilador cardíaco, além de suporte com oxigênio medicinal, cilindros portáteis e assistência farmacêutica, com medicamentos e insumos.
“A ação integra o plano de assistência em eventos, organizado pela Sesa, e tem como objetivo assegurar suporte médico e resposta rápida a possíveis intercorrências. A preparação inclui não apenas equipamentos básicos, mas também equipes treinadas para lidar com situações de estresse, superlotação e até remoção rápida, caso seja necessário encaminhar o paciente a um hospital”, ressaltou o enfermeiro Diego Gama, coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas da Sesa.
Samu com ambulâncias de suporte avançado
O esquema de atendimento também contará ainda com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estadual, que disponibilizará duas ambulâncias, sendo uma de suporte intermediário e outra de suporte avançado.
Os veículos ficarão posicionados estrategicamente na Avenida Coracy Nunes com a Rua Cândido Mendes e nas proximidades da agência do Banco do Brasil, na orla de Macapá.
Rede hospitalar estadual
Toda a rede hospitalar estadual estará na retaguarda dos atendimentos. No Hospital de Emergência (HE), haverá revezamento de médicos nos ambulatórios, na porta de entrada para traumas e no atendimento clínico. Além disso, as equipes multiprofissionais, incluindo enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas e pessoal de limpeza, foram reforçadas.
Outras estruturas como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Zona Norte e Sul, além do Hospital da Mulher Mãe Luzia e Pronto Atendimento Infantil (PAI) em Macapá, e o Hospital Estadual de Santana também se organizaram para possível alta demanda nos dias de evento.
Atrações do maior Ano-Novo da Amazônia
A programação terá shows de artistas regionais e nacionais, entre as atrações anunciadas estão o cantor cearense Nattan, que se apresenta na virada no dia 31. Antes, na quarta-feira, 30, o sertanejo clássico comanda a noite com Zezé Di Camargo & Luciano e Chitãozinho & Xororó. A cantora Anitta será a grande atração de segunda, 29.
O evento terá ainda a Estação Primeira de Mangueira, que no Carnaval 2026 traz o enredo “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”, destacando as riquezas culturais e as narrativas que fazem do Amapá um território singular. Para quem curte tecnobrega, também haverá noite dedicada às tradicionais aparelhagens.
Deixe seu comentário
Publicidade




