Cidades

Atividade remota do Centro Raimundo Nonato, destinada aos autistas, é reconhecida em revista nacional

Publicação destacou as medidas da instituição para atender os alunos mesmo durante o período de suspensão das aulas presenciais devido à pandemia.


Foto: Erich Macias/Seed

O Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues, localizado no município de Macapá, teve reconhecimento positivo na 9ª edição da Revista Autismo, publicada em 18 de Junho. A instituição de ensino é administrada pelo governo do Estado e atende 468 alunos.

A publicação tem alcance nacional, distribuição gratuita e traz diversos assuntos relacionados ao aspectro. Nessa edição, a temática abordada foi: os impactos da pandemia de covid-19 no universo autista.

Na revista, é dado destaque ao enfermeiro Lucivaldo Nascimento, 42 anos, que vive em Macapá e é pai de um garoto autista de 18 anos, aluno do Centro Educacional Raimundo Nonato, administrado pelo Governo do Estado.

Lucivaldo foi diagnosticado com Covid-19 no dia 3 de maio, ficando 39 dias em tratamento, isolado do filho e afastado do trabalho.

O depoimento do enfermetio cita as atividades pedagógicas que estão sendo entregues aos alunos, para serem realizadas em casa, durante o período de suspensão das aulas presenciais, devido à pandemia.

Clique aqui para baixar a edição.

“Felizmente minha esposa e meus filhos não apresentaram sintomas, somente eu. Para as famílias daqui de Macapá, o Centro Raimundo Nonato enviou algumas atividades para serem executadas em casa, devido ao isolamento social’’, diz um trecho do depoimento de Lucivaldo.

A diretora do Centro Raimundo Nonato, Nilzete Mendes Costa, fala sobre o reconhecimento e destaca o trabalho realizado pelos profissionais que atuam no atendimento aos estudantes.

“Quando os pais reconhecem todo o trabalho realizado pelos nossos profissionais, só temos sentimento de gratidão por todos. As famílias estão muito abaladas com a atual situação e os nossos grupos de ajuda têm fortalecido a esperança em dias melhores”, disse a diretora.

O centro oferece atendimento educacional e clínico em áreas como limitações, intelectuais, físicas, múltiplas, auditiva, paralisia cerebral, hidrocefalia, síndrome de Down, outras síndromes, transtorno global do desenvolvimento e autismo.

Com a pandemia, o espaço se reorganizou adotando medidas para atender seus estudantes, como disponibilizando materiais didáticos para que os estudos prosseguissem em casa.

Os atendimentos do centro estão acontecendo na modalidade virtual, através do contato individual com cada pai ou responsável pelos estudantes. As atividades são planejadas pelos professores, considerando a deficiência, idade e nível de desenvolvimento do aluno.

Sobre a Revista Autismo

Lançada em 2010, a publicação busca levar informação de qualidade, isenta e imparcial ao seu leitor, a respeito do autismo. Possui a direção do jornalista Francisco Paiva Junior.


Deixe seu comentário


Publicidade