Cidades

Atividades recreativas e palestras marcam Dia da População em Situação de Rua no Centro POP

Além de palestra motivacional e informativa, também foram disponibilizados jogos de tabuleiros para os usuários do Centro POP e sorteio de brindes. A atividade de hoje encerra a programação alusiva ao Dia Nacional da População em Situação de Rua no centro. Após o encerramento, foi servido almoço.


Garantir direitos básicos de pessoas em situação de rua é o que a Prefeitura de Macapá oferece aos usuários do Centro POP. Nesta segunda-feira, 19, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua desenvolveu junto aos frequentadores do espaço atividades alusivas ao dia nacional voltado a esse público.

Uma palestra informativa foi realizada a fim de esclarecer aos usuários a importância dos cuidados com a saúde e higiene, tanto a corporal quanto a mental. “Hoje é um dia importante, pois dá visibilidade à situação a qual se encontram. Significa dizer que precisamos garantir para eles os seus direitos, independente dos hábitos, tanto os serviços de saúde quanto os de cidadão”, destaca a enfermeira Brenda Góes.

Altermir da Silva, 51 anos, conta que frequenta o local desde 2016. Na oportunidade, ele destaca a importância do espaço na sua vida. “O Centro POP representa, para a gente, cidadania. Desde a recepção, no acolhimento e a continuação dos serviços todos os dias, recebendo as pessoas em situação de rua, como aquelas que não têm onde tomar banho, fazer sua higiene pessoal, que está sem roupa ou suja”, enfatiza o usuário do Centro.

“E a equipe POP [assistente social, psicólogo, sociólogo e coordenação] se reúne e consegue proporcionar o necessário para a gente no dia a dia. A gente não tem uma documentação e o Centro POP providencia tudo isso. Ele nos devolve a dignidade. Então, para mim, o Centro é ato de cidadania, dignidade e ressocialização ao convívio social. É uma preparação para que, um dia, possamos voltar ao convívio familiar”, conclui.

Sobre a data

Em 19 de agosto é celebrado o Dia Nacional da População em Situação de Rua. Esta data faz memória ao Massacre da Sé, em agosto de 2004, quando sete moradores de rua foram brutalmente assassinados com golpes na cabeça enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo. Neste sentido, a data recorda que pessoas em situação de rua também são detentoras de direitos.


Deixe seu comentário


Publicidade