Audiência de conciliação define que negociação entre CEA e municípios seja individualizada
A audiência, realizada na manhã desta quarta-feira (24), no plenário da Câmara Única do TJAP, foi solicitada pela CEA sob a justificativa de que os municípi os deixaram de cumprir alguns itens acordados no último encontro, realizado nos dias 27 e 28 de dezembro de 2017.

Paulo Silva
Da Redação
A Central de Conciliação do 2º grau do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) intermediou mais uma audiência de conciliação entre a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), o Governo do Estado do Amapá (GEA) e prefeituras dos 16 municípios. A audiência, realizada na manhã desta quarta-feira (24), no plenário da Câmara Única do TJAP, foi solicitada pela CEA sob a justificativa de que os municípi os deixaram de cumprir alguns itens acordados no último encontro, realizado nos dias 27 e 28 de dezembro de 2017.
À época, o governo e os 16 municípios concederam à CEA a extinção dos créditos tributários do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Em contrapartida direta, a companhia teria declarado quitados os débitos referentes às contas de energia – exceto valores relativos às faturas de consumo de iluminação pública – devidas até 31 de dezembro de 2017.
Na sessão desta quarta-feira, a CEA propôs um novo encontro de contas, porém de maneira individual. “A companhia também se comprometeu em encaminhar aos procuradores municipais a planilha de débitos de cada município e os municípios, por sua vez, irão verificar o que têm de créditos com CEA”, explicou a mediadora Sônia Ribeiro.
De acordo com o procurador jurídico da CEA, Pedro Reis, a presença dos advogados e assessores de cada município facilitou a individualização dos processos. “Isto é um avanço porque agora fica muito mais fácil se chegar a um acordo com cada prefeitura”, ponderou.
Deixe seu comentário
Publicidade
